Segurança
Alerta laranja de tempestade e ventos fortes atinge 60 cidades do Paraná


Um alerta laranja de tempestade e de ventos fortes atinge 60 cidades do Paraná nesta segunda-feira (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso.
De acordo com o alerta laranja de tempestade, as 60 cidades do Paraná podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
O aviso do Inmet também indica que o Paraná está sob risco de ventos intensos de até 100 km/h e de risco de corte de energia elétrica. Com as fortes chuvas, as cidades podem ter queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta laranja de tempestade
Segundo o Inmet, as áreas afetadas são o Sudoeste Paranaense, Oeste, Centro-Sul e Sudeste. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores. A ação pode aumentar o risco de queda e descargas elétricas.
Veja também:
- Tempestade solar provoca aurora boreal rara na América Latina
- Ciclone extratropical traz frente fria e chuvas ao Paraná
Além disso, o Inmet reforça para a população não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Também é importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Alerta amarelo de chuvas intensas
Nesta segunda-feira, outra região do Paraná também está sob alerta amarelo para chuvas intensas. Ao todo, segundo o Inmet, 157 cidades correm risco de tempestades.
Até às 18h, as áreas podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar do alerta amarelo, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As regiões sob risco, de acordo com o Inmet, são Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Oeste, Sudeste, Norte, Centro-Sul, Sudoeste, Norte Central e Centro Oriental.