brincadeira de mau gosto

Passageiro é preso após “brincar” com ameaça de bomba em avião

Polícia Federal prendeu um homem após ele afirmar, em tom de brincadeira, que havia uma bomba em sua bagagem dentro de um avião.

ameaca-bomba-aviao
Foto: arquivo / Rede Massa

Uma falsa ameaça de bomba em um avião mobilizou equipes da Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (30) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Homem é preso após fazer “brincadeira” sobre ameaça de bomba em avião

O caso envolveu um passageiro que afirmou, em tom de brincadeira, ter uma bomba na bagagem ao embarcar em um voo saindo de Curitiba com destino a Guarulhos (SP).

A tripulação acionou o protocolo de segurança, e o passageiro foi retirado da aeronave. O homem foi preso em flagrante após prestar depoimento.

Assim que a ameaça de bomba no avião foi comunicada, agentes da Polícia Federal foram acionados e adotaram todos os procedimentos de segurança previstos para esse tipo de situação.

LEIA TAMBÉM

Ação rápida da Polícia Federal

Durante o período da ocorrência, os voos no aeroporto foram suspensos entre 12h05 e 12h16, sendo retomados logo após a constatação de que se tratava de uma falsa ameaça. Apenas o voo onde o suspeito estava precisou ser cancelado.

De acordo com a PF, o passageiro insinuou que teria uma bomba no momento em que guardava seus pertences no bagageiro superior. Ele teria feito a declaração de forma “jocosa”, segundo o próprio depoimento, mas a tripulação seguiu o protocolo de segurança aérea e comunicou o fato imediatamente.

O homem foi autuado por atentado contra a segurança de transporte aéreo, conforme o artigo 261 do Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem expõe aeronaves a perigo ou dificulta sua operação.

Posicionamento da companhia aérea

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que o voo AD2818, que sairia de Curitiba para Guarulhos, precisou interromper o taxiamento após o alerta preventivo de segurança.

“A Azul informa que o voo AD2818 (Curitiba-Guarulhos), desta quinta-feira, 30, precisou retornar do taxiamento devido a um alerta preventivo de segurança. Foi adotado o devido protocolo para a situação, com acionamento dos órgãos competentes. A aeronave foi inspecionada pela Polícia Federal e os clientes estão sendo reacomodados em outros voos da companhia, desta quinta-feira, com destino ao aeroporto de Guarulhos.”

A Azul lamentou os transtornos e reforçou que a segurança das operações é prioridade.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.