De novo
Mais dois acidentes com trens na região de Apucarana: vídeo
revoltante
A Polícia Civil do Paraná resgatou 70 animais em Toledo, incluindo cães, gatos e galos de rinha, após denúncias de maus-tratos graves.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou 70 animais em situação de maus-tratos em uma propriedade rural em Toledo, Oeste do Estado. Entre os animais estavam cães mutilados, galos de rinha, pássaros e uma gata.
A ação da Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), resgatou os animais após denúncias anônimas de maus-tratos.
Segundo o delegado Leandro Stabile, um homem de 41 anos mutilava cães da raça Pitbull, realizava castrações sem anestesia e divulgava vídeos de maus-tratos em grupos nas redes sociais.
Foram resgatados durante a operação uma Pitbull debilitada com filhotes recém-nascidos e outro cão da mesma raça, que não conseguia se levantar devido aos ferimentos.
Um casal de buldogues franceses, com um dos cães tendo um grave problema nos olhos. Além disso, também foram resgatados sete pássaros silvestres sem documentação, entregues ao Instituto Água e Terra (IAT).
O homem mantinha na propriedade aproximadamente 50 galos de rinha, incluindo dois feridos, juntamente com equipamentos de rinha.
Nenhum alimento adequado foi encontrado para os animais na propriedade. Todos os animais resgatados receberam atendimento veterinário, e os galos ficarão sob a responsabilidade de um familiar do investigado até a definição de seu destino.
LEIA TAMBÉM
O responsável pela propriedade já havia sido denunciado em 2023 por venda ilegal de filhotes de papagaio e criação de galos de rinha, mas o mandado não foi cumprido devido à mudança de residência.
Atualmente, ele está preso por tráfico de drogas, após a Polícia Federal localizar 1,6 tonelada de maconha, veículos e armas de fogo em sua propriedade na última quinta-feira (11).
Se você presenciar maus-tratos contra animais, pode denunciar de forma anônima. No Paraná, as denúncias podem ser feitas pelo site da Polícia Civil ou pelo Disque-Denúncia 181. Em casos de emergência, acione a Polícia Militar pelo 190.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br