Segurança
Após três mortes por afogamento na última semana, Bombeiros reforçam orientação sobre segurança no Litoral
Na última semana, o Corpo de Bombeiros registrou três mortes por afogamento no Litoral do Paraná. Ao todo, a corporação confirma oito óbitos nas praias desde o início da Operação Verão, em 18 de dezembro de 2021 (confira a lista no fim da matéria). Todos ocorreram em faixas não protegidas por Guarda-Vidas.
Casos
A primeira das três situações desta semana aconteceu no dia 29 de janeiro, último sábado. Um jovem de 26 anos morador de Santa Maria do Oeste estava com outras duas pessoas em uma área não protegida no balneário Caieiras, em Guaratuba. Os três tiveram dificuldades na água, e Guarda-Vidas do posto próximo fizeram o atendimento.
Os acompanhantes do rapaz escaparam ilesos, porém ele submergiu antes da chegada da equipe e não retornou à superfície. O corpo só foi localizado na segunda-feira (31).
Na outra situação, ocorrida no dia 1º de fevereiro, uma mulher de 29 anos morreu após cair de uma moto aquática no Rio das Cruzes, em Guaratuba. Ela afundou e não conseguiu mais retornar à superfície. O corpo foi localizado no dia seguinte.
A última situação de afogamento no litoral aconteceu na quarta-feira (2). Um homem de aproximadamente 60 anos submergiu na região do Trapiche da Feira Mar, em Antonina. A vítima não foi identificada, e não houve busca de familiares. Segundo informações dos bombeiros, o homem teria entrado na água em difeção a um barco, mas afundou e não foi mais visto.
Orientações
Com os casos, os bombeiros reforçaram a orientação para que a população não entre na água em locais não protegidos. De acordo com a capitã Keyla Karas, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o conhecimento que o banhista possui dos próprios limites é um grande recurso para auxiliar na prevenção a afogamentos. “Sempre recomendamos que a pessoa, antes de se desafiar em locais mais profundos, faça uma avaliação das suas condições. O simples fato de a pessoa ingerir bebida alcoólica antes de entrar no mar já interfere na sua capacidade motora e, consequentemente, na sua chance de se afogar”, explica a capitã.
A porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Paraná, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, ressalta os outros cuidados que devem ser tomados ao entrar em rios, cachoeiras e baías, bastante procurados por banhistas nesta época de temporada. “É importante que ao escolherem estes locais, as pessoas vão acompanhadas, verifiquem as condições do tempo, conversem com pessoas que conhecem a região e evitem os locais sem a proteção do guarda-vida”, pede a tenente.
“Reforçamos que, se o cidadão notar que um afogamento está acontecendo, faça contato imediato com o guarda-vidas mais próximo e deixe que ele tome as providências necessárias”, afirma a capitã Karas. “Se a pessoa resolve, sozinha, tentar salvar a outra, ela também se coloca em risco e pode acabar se afogando também”.
Bandeiras
Nas areias, o Corpo de Bombeiros também mantém visíveis as bandeiras e placas que indicam aos veranistas se o local onde ele está é seguro para banho. A bandeira com as cores vermelho sobre amarelo (as duas cores na mesma bandeira) sinaliza que a área conta com a proteção de guarda-vidas. Já a bandeira preta significa que área não está supervisionada e deve ser evitada pelos banhistas.
Também existem as bandeiras que indicam a condição do mar, sempre próximas aos Postos de Guarda-vidas. A bandeira verde significa que naquele ponto as condições do mar para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo; já a bandeira amarela indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes; a bandeira vermelha aponta que o local não é adequado para banho e, portanto, oferece alto risco de afogamentos.
Óbitos por afogamento no Litoral durante a Operação Verão
Três óbitos em praia:
21/12/21, Praia de Encantadas, Ilha do Mel. Masculino, 25 anos, de Araucária.
26/12/21, Barra do Saí, Guaratuba. Masculino, 31 anos, de Palmeira.
29/01/22, Praia Central, Guaratuba. Masculino, 26 anos, de Santa Maria do Oeste.
Dois óbito em baía:
01°/01/22, baía de Guaratuba. Masculino, 41 anos, de Curitiba.
02/02/22, baía de Antonina. Masculino, aproximadamente 60 anos.
Sem informações da região de origem até o momento.
Um óbito em cachoeira:
21/01/22, Quintilha, Paranaguá. Masculino, 25 anos, de Paranaguá.
Dois óbitos em rio:
23/01/22, Rio Cascatinha, Morretes.
Masculino, 17 anos, de Quatro Barras. Vítima teve afogamento grave, encaminhado ao Hospital Regional do Litoral e entrou em óbito no hospital em 25/01/22.
01/02/22, Rio Parati, região do Poço de Cruzes, Guaratuba. Feminino, 29 anos, de Guaratuba.
Com informações da Agência Estadual de Notícias