Momentos de terror

Criminosos armados invadem joalheria em shopping de Curitiba, fazem refém e disparam durante a fuga

Dupla rendeu vendedora para garantir fuga até veículo de apoio, porém se atrapalharam e deixaram parte das joias para trás 

Câmeras de segurança da joalheria, registrando o assalto
Três criminosos assaltaram uma joalheria no Shopping Crystal e câmeras flagraram todo o ocorrido (Foto: Reprodução)

Dois criminosos armados invadiram uma joalheria, localizada no interior do Shopping Crystal, na tarde da última segunda-feira (22), em Curitiba, Paraná. Após limparem as vitrines e prateleiras da loja, os assaltantes renderam uma das atendentes do estabelecimento, utilizando-a como escudo durante todo o percurso de fuga, desde o interior do centro de compras até a calçada da rua.

De acordo com a Polícia Militar, a funcionária foi mantida sob a mira de uma arma até que os bandidos alcançassem um veículo Volkswagen Fox escuro, que os aguardava do lado de fora com um terceiro comparsa ao volante. Assim que garantiram o embarque no automóvel, a vendedora foi libertada. Na pressa de sair da região, os criminosos efetuaram ao menos três disparos de arma de fogo para o alto para intimidar pedestres e motoristas e abrir caminho no trânsito. Apesar da violência da ação, ninguém foi atingido ou se feriu.

LEIA TAMBÉM

Atrapalhados na fuga: carro abandonado e celular esquecido

O plano de fuga do grupo, porém, foi marcado por falhas e confusão. Devido ao trânsito intenso no cruzamento das ruas Brigadeiro Franco e Dr. Pedrosa, os assaltantes abandonaram o veículo de fuga a poucos quarteirões dali, na Avenida Iguaçu, na esquina com a Rua Lamenha Lins, no bairro Rebouças, e continuaram a fuga a pé, se dividindo em direções opostas. O carro passou por uma varredura por peritos da Polícia Científica em busca de impressões digitais.

Além de deixarem o carro para trás, a polícia revelou que um dos assaltantes deixou o próprio telefone celular cair no chão da joalheria no momento em que recolhia as mercadorias, o que deve acelerar os trabalhos da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). As investigações preliminares apontam também que um dos suspeitos monitorou o local de forma antecipada, tendo visitado a loja na semana anterior fingindo ser um cliente comum para mapear a segurança do local.

Solidariedade e joias recuperadas

O empresário Camilo Turmina, proprietário da joalheria, informou quem em um desfecho inesperado e feliz, parte das joias levadas já foi totalmente recuperada pela empresa.

“Depois de um dia apreensivo e tal, com tantos acontecimentos, aborrecimentos, felizmente, estamos todos bem. Melhor ainda, já foram recuperadas parte das joias. Elas foram abandonadas, naquele entrevero todo, acabaram deixando para trás”

Ele complementa:

“Uma senhora muito querida nos ligou e disse, ‘olha, venham buscar, porque eu vi na mídia e essas joias são de vocês, então eu vou devolver. Podem mandar buscar’. Olha que coração, que alegria. É esse o significado das joias. Alegrias, momentos felizes, a aliança do casamento, a formatura, o aniversário. As joias são comemorativas”, comemorou o empresário.

A investigação segue em andamento

Em nota oficial, a direção do Shopping Crystal informou que recolheu todas as imagens das câmeras de monitoramento do circuito interno, que registraram o rosto dos assaltantes, e as repassou à Polícia Civil. O shopping ressaltou que colabora ativamente com o caso e que o segue funcionando normalmente.

Até o momento, um dos suspeitos de envolvimento no roubo chegou a ser ouvido na delegacia pela Polícia Civil, mas foi liberado após alegar, durante o depoimento, que teria apenas vendido o carro aos criminosos, não tendo nenhum indício de sua participação ativa no crime.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.