grave

Polícia investiga fraude em cadastros de motoristas de app em Curitiba

PCPR apura esquema que usava documentos americanos falsos para cadastro de motorista de aplicativo.

cadastro-motorista-de-aplicativo
Foto: PCPR

Um esquema de uso de documentos americanos falsos para fazer o cadastro de motoristas de aplicativo em plataformas de transporte em Curitiba está sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Documentos falsos eram usados em cadastro de motoristas de app

A operação aconteceu nesta segunda-feira (15), no bairro São Braz, em Curitiba, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.

Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, computadores e mais de 30 documentos com indícios de adulteração, que agora passam por análise para aprofundar as investigações.

LEIA TAMBÉM

Documentos falsos usados em aplicativos de transporte

Entre os materiais apreendidos estão carteiras de motorista e documentos de identidade supostamente emitidos em diferentes estados dos Estados Unidos, como Flórida e Califórnia.

Segundo a investigação, os registros falsos eram utilizados para facilitar o cadastro de motoristas em aplicativos de transporte nos EUA.

Entre os crimes investigados estão a falsificação de documento público, falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato mediante fraude eletrônica e irregularidades no cadastro.

De acordo com a Polícia Civil, a própria plataforma de transporte identificou o esquema de fraude no cadastro de motoristas de aplicativo e repassou as informações às autoridades, o que possibilitou o avanço das diligências.

A empresa informou ainda que todas as contas vinculadas aos documentos irregulares foram desativadas, impedindo o uso dos perfis suspeitos.

Investigação aponta possível fraude internacional

Segundo o delegado Thiago Pereira Lima, o caso pode envolver uma fraude internacional, com impactos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

A PCPR informou que as investigações continuam e que novas fases da operação não estão descartadas.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.