viralizou
Capivara “dá rolê” noturno pelo centro de Curitiba; veja vídeo
grave
PCPR apura esquema que usava documentos americanos falsos para cadastro de motorista de aplicativo.
Um esquema de uso de documentos americanos falsos para fazer o cadastro de motoristas de aplicativo em plataformas de transporte em Curitiba está sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).
A operação aconteceu nesta segunda-feira (15), no bairro São Braz, em Curitiba, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.
Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, computadores e mais de 30 documentos com indícios de adulteração, que agora passam por análise para aprofundar as investigações.
LEIA TAMBÉM
Entre os materiais apreendidos estão carteiras de motorista e documentos de identidade supostamente emitidos em diferentes estados dos Estados Unidos, como Flórida e Califórnia.
Segundo a investigação, os registros falsos eram utilizados para facilitar o cadastro de motoristas em aplicativos de transporte nos EUA.
Entre os crimes investigados estão a falsificação de documento público, falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato mediante fraude eletrônica e irregularidades no cadastro.
De acordo com a Polícia Civil, a própria plataforma de transporte identificou o esquema de fraude no cadastro de motoristas de aplicativo e repassou as informações às autoridades, o que possibilitou o avanço das diligências.
A empresa informou ainda que todas as contas vinculadas aos documentos irregulares foram desativadas, impedindo o uso dos perfis suspeitos.
Segundo o delegado Thiago Pereira Lima, o caso pode envolver uma fraude internacional, com impactos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
A PCPR informou que as investigações continuam e que novas fases da operação não estão descartadas.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS