Maus-tratos a animais
Yorkshire é resgatado após denúncias de maus-tratos em Curitiba
crueldade
Secretaria de Meio Ambiente investiga casos de capivara morta por flechas no Parque da Raposa, em Apucarana. Crime ambiental preocupa autoridades.
Duas capivaras foram mortas a flechadas no Parque Ecológico da Raposa, em Apucarana, no norte do Paraná. Os casos aconteceram em menos de uma semana e o segundo animal foi encontrado nesta quinta-feira (31).
O primeiro registro aconteceu na última segunda-feira (28), quando a primeira capivara foi encontrada com perfurações compatíveis com flechas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou que a capivara encontrada morta nesta quinta-feira (31) foi a segunda na região em menos de sete dias.
Nos dois episódios, os animais estavam com ferimentos parecidos, reforçando a suspeita de caça ilegal, o que é considerado crime ambiental segundo a legislação brasileira.
LEIA TAMBÉM
A ação desta quinta-feira contou com o apoio da Guarda Municipal e do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa). O animal resgatado era uma fêmea, com peso estimado entre 50 e 70 quilos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, equipes estão utilizando drones e imagens compartilhadas por moradores para identificar os responsáveis pelas mortes das capivaras. Na ocorrência mais recente, foram encontradas flechas no local, ao contrário da primeira, em que apenas os ferimentos estavam visíveis.
As autoridades pedem a colaboração da população para localizar os autores. Informações podem ser repassadas de forma anônima através da Secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal).
O coordenador do Cemsa, biólogo Fernando Felippe, explicou que a caça de animais silvestres é crime ambiental no Brasil. Os responsáveis podem ser punidos com detenção de seis meses a um ano.
Se você presenciar maus-tratos contra animais, pode denunciar de forma anônima. No Paraná, as denúncias podem ser feitas pelo site da Polícia Civil ou pelo Disque-Denúncia 181. Em casos de emergência, acione a Polícia Militar pelo 190.
Confira outras matérias de segurança no Massa.com.br.
Com informações do portal TNOnline, parceiro do Massa.com.br.