cuidado
Golpe do IPVA! Fraude imita site oficial para pagamento
Sem pânico!
Confira um passo a passo prático para agir rápido nessa situação.
Ter um carro roubado é uma situação angustiante e, infelizmente, acontece com alguma frequência em muitas capitais do Brasil, incluindo Curitiba.
No entanto, existem medidas que podem ajudar a recuperar o automóvel se forem adotadas imediatamente.
LEIA TAMBÉM
Veja a seguir um guia prático e objetivo para quem teve o veículo extraviado na capital paranaense:
A primeira atitude a ser tomada após ter o carro roubado em Curitiba é acionar a Polícia Militar (PMPR) através do número de telefone 190, para gerar um alerta da ocorrência.
Quanto mais rápido a notificação for feita, mais chances as autoridades têm de localizar seu automóvel e, com sorte, recuperá-lo em bom estado.
Após acionar a polícia, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos no prazo de 24 horas.
Também é possível recorrer a unidades da Polícia Civil do Paraná (PCPR) para realizar o BO.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deve ser informada sobre o roubo do seu carro. É possível acionar o Sistema Nacional de Alarmes (SINAL) no telefone 191 ou através de um formulário online.
Deste modo, as informações sobre a ocorrência ficam disponíveis para as polícias federais de todo o Brasil, aumentando as chances de recuperar o veículo.
LEIA TAMBÉM
Se o seu carro tem seguro, você deve acioná-lo o mais rápido possível com documentos pessoais e do automóvel em mãos, além do Boletim de Ocorrência já registrado em uma delegacia.
Além da proteção financeira, as seguradoras também podem registrar boletins de ocorrência na polícia, o que pode ajudar a encontrar o seu carro roubado em Curitiba. O ideal é que o acionamento seja feito em até 24 horas após o sinistro.
Se o IPVA do seu automóvel roubado em Curitiba já estiver quitado, é possível solicitar a restituição do imposto por meio do site da Secretaria de Fazenda do Paraná.
O reembolso será referente ao período em que o proprietário do veículo ficou sem sua posse, e a Receita Estadual tem até 90 dias ou mais para repassar o valor.
Para mais matérias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Novidades no caso
Indiciada
Em flagrante
Tragédia