Segurança

Cartilha que divulga tipos de violência contra as mulheres é entregue em bairros da capital

00320613
Foto: Lucilia Gyuimarães/SMCS

Nesta segunda-feira (9/8), a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres promove a divulgação da Cartilha Lei Maria da Penha em diversas regionais da cidade. As ações fazem parte do Agosto Lilás, mês de mobilização contra a violência sofrida pelas mulheres e marca a criação da Lei Maria da Penha, que neste ano completa 15 anos.

“A Lei Maria da Penha é considerada uma das melhores do mundo em termos de proteção das mulheres. Com ela, foi possível mudar a realidade de muitas mulheres que sofriam caladas dentro de casa por falta de amparo legal”, salienta Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Elenice também convida os homens a refletirem sobre seu papel na sociedade e darem maior contribuição para igualdade de gênero que reflete e impacta diretamente na vida de mulheres e meninas.

Foto: Lucilia Gyuimarães/SMCS

A Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, tem o intuito de blindar as mulheres não somente de violências físicas e sexuais, mas também psicológica, moral e patrimonial.

“Muitas mulheres ainda não sabem como proceder e identificar todos os tipos de violência que estão previstos na lei, por isso é tão importante divulgarmos essa cartilha. A violência tem jeito sim, basta conscientizar e fazer esse combate levando informação”, declara Sandra Praddo, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, que também participou da atividade.

As ações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e as regionais. No período da manhã as mobilizações aconteceram nas regionais Boa Vista e Cajuru. Durante a tarde as equipes estarão nas regionais Boqueirão e Bairro Novo. 

Confira a programação

Regional do Boqueirão
14h – Unidade de Saúde Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

Regional Bairro Novo
14h30 – Unidade Saúde Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

Canais de denúncia
Emergência – 190
Denúncia – 180
Patrulha Maria da Penha (para mulheres com medida protetiva) – 153

Casa da Mulher Brasileira – (41) 3221-2701 | (41) 3221-2710
Endereço: Avenida Paraná, 870, Cabral
E-mail: [email protected]

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba