Fiscalização
IPEM-PR reprova 95 bombas em postos de combustíveis
GRAVE
Casa de repouso em Curitiba foi interditada após denúncias de maus-tratos e condições insalubres; proprietários foram presos.
Uma casa de repouso foi interditada nesta segunda-feira (22) em Curitiba, após denúncias de maus-tratos contra idosos.
A operação envolveu a Polícia Civil, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Vigilância Sanitária, resultando na prisão de um homem e uma mulher, proprietários da casa de repouso.
Durante a fiscalização, os agentes constataram graves irregularidades, como forte odor de urina pelo local, colchões e travesseiros sem capas protetoras, rampas e calçadas sem fitas antiderrapantes e idosos expostos à chuva e ao vento em quartos com janelas abertas.
Na cozinha, foram encontrados alimentos vencidos, em estado de putrefação e sem identificação de congelamento. Idosos diabéticos recebiam bebidas adoçadas, e medicamentos vencidos eram armazenados junto aos alimentos.
LEIA TAMBÉM
O delegado Hormínio de Paula explicou que os proprietários da casa de repouso foram presos em flagrante por maus-tratos e crimes contra a saúde pública.
As ações também violam artigos do Estatuto do Idoso, incluindo o direito à vida, à saúde e à dignidade, além da submissão de idosos a condições desumanas ou degradantes.
“O que presenciamos é um completo desrespeito à dignidade humana e um crime contra a parte mais vulnerável da nossa sociedade”, afirmou o delegado.
Após a operação, a FAS determinou a interdição imediata da casa de repouso em Curitiba e está coordenando a transferência dos idosos para locais seguros.
As investigações continuam para verificar se os mesmos responsáveis possuem outro estabelecimento clandestino na região.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
perigo
Fiscalização
revoltante
TRAGÉDIA NA ESTRADA