Segurança
Central 3350-9000 atende por telefone pessoas com sintomas respiratórios


A Central 3350-9000, serviço de teleatendimento em saúde criado pela Prefeitura de Curitiba, deve ser o canal prioritário de busca por atendimento de sintomas respiratórios leves. O usuário será atendido sem precisar sair de casa. Profissionais da saúde fazem o atendimento e dão encaminhamentos necessários.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a orientação de que a população com sintomas respiratórios leves busque o primeiro atendimento pela Central, especialmente neste período do ano. Com a chegada do outono, historicamente, aumentam os casos de doenças respiratórias.
Podem ligar para a Central 3350-9000 curitibanos de qualquer faixa etária que apresentem sintomas como tosse, coriza, dor de garganta e perda de olfato e paladar.
“Curitiba tem, habitualmente, um aumento sazonal dos casos de doenças respiratórias, como a gripe, entre março e junho. A maioria dos quadros é leve e podem ser encaminhados pelo teleatendimento. A Central é um serviço inovador que contribui fortemente para nossa estratégia para atender a todos”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Por telefone, os profissionais avaliam cada caso e tomam as medidas necessárias em cada situação: desde orientações de cuidados, prescrição de medicamento, marcação de teste contra covid-19 no momento mais adequado para detecção do vírus e, conforme o quadro, até o encaminhamento para outro ponto de atendimento do SUS Curitibano.
Se você tem alguns destes sintomas, entre em contato com a Central 3350-9000:
Todos os dias, das 8h às 20h
- Coriza (nariz escorrendo)
- Dor de garganta
- Tosse
- Perda de olfato e paladar
No caso dos seguintes sintomas, além da Central de Atendimento, é possível acessar a sua Unidade de Saúde:
- Febre alta persistente (38ºC por mais de 24 horas) e/ou
- Falta de ar, respiração acelerada, vômito, desidratação, pontas dos dedos arroxeadas e alteração do nível de consciência
Informações da Prefeitura de Curitiba