Segurança

Chuvas em São Paulo: sobe para 54 o número de vítimas fatais na tragédia do Litoral

Numero-de-mortos-em-sp
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após as fortes chuvas que caíram no litoral paulista, o número de mortos subiu para 54. Das vítimas fatais, 38 foram identificadas até o momento. O número maior de mortos foi na região da cidade de São Sebastião, outro caso também aconteceu em Ubatuba.

De acordo com o último boletim divulgado pelo governo, nesta quinta-feira (23), cerca de 4 mil pessoas ainda continuam desabrigadas. Dessas, 2.251 pessoas estão desalojadas.

Segundo o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), 38 pessoas não foram encontradas. As buscas por desaparecidos continuam.

Preparo das cidades

As chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, deixaram evidente o despreparo de cidades no país. Dados mostram que 1.038 cidades estão despreparadas e apresentam altíssimos riscos. Dos números, menos de 100 cidades estão preparadas para receber famílias que vivem situações como essa.

Monitoramento de desastres

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão federal que foi criado em 2011 para monitoramento de desastres, foi quem divulgou os números. O órgão foi implementado após as chuvas que caíram na região serrana do Rio de Janeiro e deixou aproximadamente 900 mortos.