Segurança

Chuvas preservam nível dos reservatórios da Região Metropolitana em maio

20200818-Barragem-do-Irai-depois-da-Chuva-Estiagem-1
Barragem do Iraí, que tem capacidade de 58 bilhões de litros. Foto: Divulgação

As chuvas de maio, um pouco acima da média, foram suficientes para a manutenção dos níveis dos reservatórios durante o mês. Nesta segunda-feira (31), o nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 53,11%, o que significa quase o mesmo nível do primeiro dia do mês, quando estava em 54,6%. Esse desempenho foi melhor do que abril, que teve redução de 5,64 pontos percentuais durante o mês.

A expectativa para junho é que as chuvas sejam próximas ou um pouco abaixo da média, que é de 106,5 milímetros, levando-se em conta que o período de outono/inverno é mais seco.

Na semana passada, o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou à Agência Nacional da Água (ANA) que seja reconhecida a situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Paraná. Em nota, o Conselho informa que é crítica a situação hidrológica da Bacia do Rio Paraná com estiagem prevista para os próximos meses.

No setor de abastecimento público, essa situação prevista afeta a Região Sudoeste do Paraná. Atualmente, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste estão com rodízio no sistema de abastecimento de água.

Informações da Sanepar