susto
Vídeo! Fumaça em biarticulado faz passageiros pularem pela janela
cuidado
Confira como evitar cair em fraudes no pagamento.
A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná emitiu um alerta aos proprietários de veículos sobre o aumento do golpe do IPVA, envolvendo o pagamento da conta com a chegada do calendário de 2026.
A orientação é que os contribuintes redobrem a atenção para não cair em fraudes e evitem prejuízos financeiros.
Segundo a pasta, a primeira medida de segurança é verificar cuidadosamente o endereço eletrônico antes de gerar ou efetuar qualquer pagamento.
LEIA TAMBÉM
Todos os sites oficiais do Governo do Paraná terminam com “pr.gov.br”. Páginas com nomes genéricos ou chamativos, como “pagueipva”, “detranveiculos” ou “fazendaestado”, devem ser descartadas, pois são frequentemente usadas por golpistas do golpe do IPVA para enganar os motoristas.
Para ampliar a proteção, a Receita Estadual implantou em 2026 um novo procedimento de acesso aos sistemas de pagamento. Agora, o contribuinte pode entrar nos canais oficiais utilizando login e senha do Nota Paraná ou do Gov.br.
De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, essa autenticação reduz significativamente o risco de acesso a páginas falsas e aumenta a segurança contra fraudes.
As guias de pagamento do IPVA 2026 devem ser geradas exclusivamente pelo Portal do IPVA, Portal de Pagamentos de Tributos ou pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.
Desde o ano passado, o imposto também pode ser pago via pix, com compensação imediata, por meio da leitura do QR Code ou do código de barras emitido nesses canais oficiais.
Outro cuidado essencial para não cair no golpe do IPVA é conferir o destinatário no momento da transação. O nome correto é sempre “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”.
Se aparecerem empresas com nomes parecidos ou genéricos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” ou “Recolhimentos Digitais Ltda”, o pagamento não deve ser realizado.
A Receita Estadual também alerta para falsas ofertas de desconto. Em 2026, o único abatimento permitido é o de 6% para quem pagar o imposto à vista dentro do prazo definido conforme o final da placa. Qualquer promessa fora dessa regra é indício de fraude.
Outra recomendação é não clicar em links de pagamento encontrados em mecanismos de busca. Golpistas costumam impulsionar páginas falsas para aparecer entre os primeiros resultados.
O mais seguro é digitar manualmente o endereço dos sites oficiais no navegador.
Por fim, a Receita Estadual reforça que não envia guias de pagamento nem chaves pix por e-mail, SMS ou WhatsApp. Qualquer mensagem desse tipo deve ser ignorada.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS