Segurança

Em 2020, mais de 280 toneladas de drogas foram apreendidas no Paraná

Foto-Divulgacao-SESP-PR
Foto: Divulgação SESP-PR

No ano passado, as forças de segurança do Paraná apreenderam 288,9 toneladas de drogas, como maconha, cocaína e crack. Esse número representa um aumento de mais de 100%, em comparação ao ano de 2019, quando foram apreendidas 143,6 toneladas de drogas.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (25), são da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Os números foram consolidados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) e englobam apreensões das polícias Militar e Civil do Paraná.

Drogas

Algumas áreas da região Oeste do Paraná têm grande passagem de ilícitos, já que possuem rodovias que ligam o Estado aos países vizinhos e que dão acesso a outros estados brasileiros. Em dezembro de 2020, no município de Santa Helena, os policiais militares apreenderam um caminhão carregado com mais de quatro toneladas de maconha. Já em Foz do Iguaçu, ao longo de todo o ano, foram apreendidos 23,4 mil quilos da droga.

Em Curitiba, as apreensões são mais frequentes, mas em quantidades menores. O relatório aponta que foram retirados de circulação 5.852 quilos de maconha, o que representa um aumento de 23,9%, em comparação ao ano de 2019, quando foram encontrados 4.720 quilos. 

Conforme os dados da Segurança, 4.226 quilos de cocaína foram apreendidos no Paraná. Já as apreensões de crack somaram mais de uma tonelada, número similar ao de 2019.

Sintéticas

De acordo com o relatório, a apreensão de drogas sintéticas também aumentou no ano passado. O recolhimento de LSD foi de 35,9 mil pontos, em 2019, para 45 mil pontos, em 2020. Já o número de apreensões de ecstasy caiu de 93 mil para 43,4 mil comprimidos.

Em Curitiba, foram retirados de circulação 28.203 pontos de LSD e 22,9 mil comprimidos de ecstasy.

Forças policiais

Para o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o planejamento e o trabalho da inteligência das forças policiais estaduais têm sido cada vez mais eficientes, mantendo bons índices no combate ao tráfico de drogas.

“O aumento de ilícitos apreendidos é resultado da integração entre as forças de segurança e das operações realizadas no decorrer do ano de 2020 no combate ao tráfico de entorpecentes”, disse o secretário.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a quantidade de drogas apreendida se deve ao trabalho de planejamento estratégico de combate ao tráfico. “As operações realizadas nos locais por onde passam os carregamentos de droga, onde existem as ‘biqueiras’ e onde são distribuídas as drogas, foram preponderantes para que houvesse essa grande apreensão em todo o Estado”, enfatizou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, acredita que os números correspondem ao trabalho integrado das forças policiais. “Outro ponto chave é a integração e a troca de informações com outras forças de segurança federais, estaduais e municipais. Muitas das grandes apreensões são resultado do trabalho conjunto entre as polícias e desta investigação detalhada”.  

Confira o relatório completo das apreensões.

Colaboração AEN