Buscas continuam
Secretário confirma mortes em explosão de fábrica em Quatro Barras
multinacional
Explosão na Enaex Brasil, em Quatro Barras, deixa 9 desaparecidos e reacende alertas sobre histórico de acidentes na fábrica.
Uma explosão na fábrica da Enaex Brasil, antiga Britanite, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, deixou nove pessoas desaparecidas e pelo menos sete feridas na manhã desta terça-feira (12).
Fundada em 1961 como Britanite Indústrias Químicas S.A., a empresa forneceu explosivos para grandes obras, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a ferrovia de Carajás.
Em 2015, a fábrica foi adquirida pela Enaex Brasil, subsidiária da multinacional chilena Enaex Global, especializada na produção de nitrato de amônio e na fragmentação de rochas. Hoje, a companhia atua em cinco continentes.
Na unidade de Quatro Barras, o foco é a produção de busters, explosivos de alta potência usados em estruturas subterrâneas ou reforçadas, aplicados em obras de grande porte.
A explosão aconteceu por volta das 5h30 no quilômetro 1 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). No momento da explosão, a fábrica, que opera 24 horas, funcionava normalmente.
LEIA TAMBÉM
O local já havia registrado outro acidente grave em 2004, quando uma explosão resultou na morte de duas pessoas.
Assim como no caso atual, a fábrica estava em operação contínua no momento do incidente. Até o momento, nove pessoas, sendo seis homens e três mulheres, seguem desaparecidos.
Sete vítimas foram resgatadas com ferimentos. Não houve registro de fogo em grandes proporções, mas moradores relataram fumaça próxima à área atingida.
A zona foi isolada e considerada de alto risco devido à presença de insumos utilizados na fabricação de explosivos.
LEIA TAMBÉM
O trabalho de buscas começou efetivamente no início da tarde, após técnicos verificarem a segurança do local, e seguiu durante toda a tarde.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Quatro Barras estão fazendo o levantamento de danos nas áreas afetadas.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS