Tragédia no Paraná
Hospitais da região recebem vítimas de tornado em Rio Bonito do Iguaçu
estado de calamidade
Provas do Enem foram suspensas em Rio Bonito do Iguaçu após tornado destruir escolas.
A aplicação do Enem 2025 em Rio Bonito do Iguaçu foi suspensa após o tornado que atingiu o município destruir boa parte da infraestrutura local.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), os danos provocados pelo evento climático impossibilitam a realização das provas neste momento.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), todos os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida após avaliação técnica das condições locais.
LEIA TAMBÉM
As duas escolas estaduais que serviriam como locais de prova, o Colégio Estadual Ludovica Safraider e o Colégio Estadual Ireno Alves, foram destruídas pelo tornado.
Equipes de engenheiros do Fundepar trabalham desde as primeiras horas da manhã na vistoria e contabilização dos estragos, com o objetivo de orientar medidas emergenciais para garantir segurança e viabilizar a recuperação dos prédios.
Conforme o protocolo do Inep para casos de força maior, a reaplicação do Enem é assegurada para estudantes impedidos de participar por motivos excepcionais, como desastres naturais.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, conversou com o presidente do Inep, que manifestou apoio ao Paraná na definição de soluções para os alunos afetados e na coordenação das ações emergenciais.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 437 pessoas já receberam atendimento médico. Os hospitais de Laranjeiras do Sul concentram a maior parte dos atendimentos às vítimas.
O Governo do Estado confirmou seis mortes provocadas pelas chuvas e ventos fortes, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, na área rural.
As vítimas são três homens de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres de 14 e 47 anos.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava também registraram estragos causados pelos ventos fortes.
De acordo com o Simepar, outras localidades do Estado enfrentaram rajadas de vento acima de 70 km/h e chuvas intensas, com acumulados superiores a 40 milímetros.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
LUTO
Tragédia no Paraná
Tragédia no Paraná
"cenário de guerra"