Novas medidas

Estações-tubo de Curitiba ganham dispositivo contra fura-catracas

Barreiras serão instaladas para tentar reduzir prejuízo com quem embarca nos ônibus sem pagar.

estacoes-tubo-curitiba-contra-fura-catracas
Foto: Isabella Mayer/SECOM

Na tentativa de inibir as ações dos fura-catracas, a Prefeitura de Curitiba vai instalar novas barreiras nas estações-tubo da cidade.

Ao todo, 62 paradas receberão os dispositivos, totalizando 124 novos bloqueadores, que serão colocados próximos às catracas de saída dos ônibus.

As obras devem começar no final de julho, com previsão de conclusão para setembro. No entanto, para os usuários, nada mudará.

As estações-tubo seguirão operando normalmente, já que os dispositivos serão instalados nas laterais, do lado de fora da parada.

Prejuízo milionário com fura-catracas nas estações-tubo de Curitiba

Somente no primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de Curitiba estima um prejuízo de R$ 5,7 milhões com invasões às estações.

De acordo com pesquisa realizada em março pelo Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba), foram registradas 37.056 invasões em apenas sete dias.

LEIA TAMBÉM

O número representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. As estações-tubo com mais invasões foram:

  • Carlos Dietzch (sentido bairro): 631
  • Carlos Gomes/André de Barros: 1.019 invasões
  • Marumby (sentido Terminal Portão): 866
  • Praça Rui Barbosa (sentido Terminal Centenário): 697
  • Kennedy: 660

Polícia faz operações nas estações contra fura-catracas

Além das barreiras físicas, a Prefeitura intensificou as operações policiais contra fura-catracas.

Em junho, a Patrulha do Transporte Coletivo, da Guarda Municipal de Curitiba, realizou uma grande operação no Centro da cidade e prendeu em flagrante 17 adultos, além de apreender quatro adolescentes tentando embarcar sem pagar passagem.

Essa foi a primeira grande ação da força-tarefa, criada pelo prefeito Eduardo Pimentel em 19 de maio, com o objetivo de reforçar a segurança no transporte público da capital.

Para mais notícias da sobre segurança, acesse o Massa.com.br.