Revoltante

Ex-vereador e professor é acusado de abusos contra alunos no Paraná

Ex-vereador e professor de Irati, Helio de Mello, é acusado de abusar de alunos.

ex-vereador-de-irati
Foto: PCPR

O ex-vereador de Irati, Helio de Mello (PL), de 55 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por seis crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Ex-vereador de Irati é procurado por seis crimes sexuais contra menores

O ex-parlamentar também atuava como professor em uma escola estadual da zona rural da cidade, e teria cometido os abusos contra pelo menos 12 vítimas, entre 11 e 17 anos.

Segundo a Polícia Civil, ele é considerado foragido da Justiça e possui mandado de prisão preventiva em aberto.

LEIA TAMBÉM

Denúncia envolve seis tipos de crimes sexuais

Conforme a denúncia do MP-PR, Helio de Mello responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, importunação sexual e assédio sexual.

As denúncias indicam que os abusos ocorriam desde 2017, tanto dentro da escola onde ele lecionava quanto em outros locais frequentados pelo ex-professor.

Início das investigações contra Helio de Mello

As investigações começaram após uma denúncia anônima feita pelo Disque 100 contra o ex-vereador de Irati. A partir daí, o Conselho Tutelar e a Polícia Civil montaram uma força-tarefa para realizar escutas especializadas com estudantes e ex-alunos.

Durante as diligências, foram colhidos depoimentos de vítimas, ex-estudantes e funcionários da escola, além de provas digitais, como mensagens trocadas com teor sexual.

De acordo com a Polícia Civil, os relatos incluem toques indevidos, envio e solicitação de fotos e vídeos íntimos, e ofertas de dinheiro em troca de material pornográfico.

LEIA TAMBÉM

Afastamento e renúncia aos cargos públicos

Em agosto de 2025, a Justiça determinou o afastamento de Helio de Mello do cargo de professor e impôs medidas cautelares, como a proibição de acessar o colégio onde os abusos teriam ocorrido.

Além disso, ele foi proibido também de entrar em contato com alunos e testemunhas e foi suspenso do exercício da função pública.

Poucos dias depois, diante de três pedidos de cassação do mandato, ele renunciou ao cargo de vereador, que ocupava há 20 anos.

Helio de Mello foi eleito pela primeira vez em 2005 e cumpria seu sexto mandato consecutivo. Em 2025, atuava como presidente da Câmara Municipal de Irati, mas deixou o cargo após o avanço das investigações.

Irmã do ex-vereador também foi denunciada

O MP-PR também denunciou uma irmã do ex-vereador de Irati, que exercia o cargo de diretora da escola onde ele lecionava. Segundo o órgão, ela teria omitido denúncias de assédio e deixado de agir diante das suspeitas.

Ela responde por prevaricação e omissão em casos de assédio e exploração sexual de adolescentes.

LEIA TAMBÉM

O que diz a defesa do ex-vereador

Até o momento, Helio de Mello segue foragido. O advogado de defesa do acusado não se manifestou sobre o caso. O espaço segue aberto.

A Secretaria de Educação do Paraná confirmou o afastamento definitivo do servidor.

Para mais notícias da categoria Segurança, acesse Massa.com.br.