LAUDO!
Frio de 3°C pode ter contribuído para a explosão na Enaex, diz laudo
Tragédia no Paraná
Peritos apontam que o frio extremo pode ter causado a explosão fábrica Enaex em Quatro Barras, no Paraná, que deixou nove mortos.
Peritos concluíram que o frio intenso pode ter contribuído para a explosão na fábrica da Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O acidente deixou nove mortos e revelou como a baixa temperatura altera a estabilidade de materiais explosivos. De acordo com os investigadores, o composto envolvido foi o pentolite, uma mistura de TNT e nitropenta usada em detonadores.
Ele é considerado extremamente sensível a variações climáticas. Acima de 85 ºC, o pentolite permanece estável e seguro para manuseio, mas abaixo de 70 ºC, começa a se solidificar e se torna vulnerável à fricção.
Na manhã do acidente, os termômetros registraram apenas 3 ºC em Quatro Barras, condição que, segundo os peritos, pode ter sido determinante para a tragédia.
LEIA TAMBÉM
O laudo lembra que o frio já havia provocado uma explosão semelhante em Nevada (EUA), em 1998. Na época, o pentolite também se solidificou por causa da baixa temperatura e explodiu quando o misturador foi acionado.
Apesar da influência do clima, a delegada responsável destacou que não houve um único fator para a explosão na fábrica da Enaex.
Entre as possibilidades estão falhas de equipamentos e erros humanos, que isoladamente não teriam causado o acidente. O Ministério Público e o Exército acompanham as investigações.
LEIA TAMBÉM
Enquanto a investigação segue em andamento, os familiares dos nove funcionários mortos na explosão da fábrica da Enaex Brasil esperam por respostas oficiais. Os mortos na explosão da fábrica são:
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
tentativa de feminicídio
Fraudes Financeiras
tragédia
TRAGÉDIA!