ACIDENTE!
Trânsito de 11 km! Carro tomba e BR-116 é totalmente bloqueada
Violência contra a mulher
Os feminicídios no Paraná tiveram queda de 15% entre janeiro e novembro, segundo a Sesp.
O número de feminicídios no Paraná registrou queda de 15% entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) apontam a queda de 93 para 79 casos de feminicídio, resultado de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Entre as iniciativas está o programa Mulher Segura, lançado em 2023, que atua na conscientização, proteção e mitigação de riscos. A ação envolve palestras educativas e visitas de patrulhas policiais às comunidades, com foco na prevenção.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Sesp, o enfrentamento ao feminicídios no Paraná combina repressão, prevenção e conscientização. As ações buscam atuar antes da ocorrência do crime, reforçando a proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.
As palestras do programa Mulher Segura são divididas em frentes específicas:
As atividades utilizam exemplos do cotidiano para facilitar a identificação de situações de risco e estimular a prevenção.
A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), realiza visitas às comunidades e acompanha casos após o registro de boletins de ocorrência. As denúncias podem ser feitas à PMPR, à Polícia Civil do Paraná (PCPR) ou de forma anônima pelo canal 181.
Além disso, a patrulha fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário e faz revisitas periódicas, estratégia que ajuda a inibir reincidências.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS