Final feliz
Cachorro é resgatado por bombeiros em operação emocionante
CONSUMIDOR DE OLHO!
Possível formação de cartel no preço dos combustíveis é alvo de ação do Procon em Guarapuava.
Uma fiscalização nos postos de combustível de Guarapuava foi realizada pelo Procon-PR após receber denúncias sobre um possível aumento simultâneo nos preços e indícios de formação de cartel no início de outubro.
Para investigar as reclamações de consumidores, o órgão notificou todos os postos de combustíveis para apresentarem justificativas sobre os reajustes nos preços e encaminharem as notas fiscais de compra referentes aos meses de agosto e setembro.
LEIA TAMBÉM
Após a análise da documentação, o Procon constatou que parte dos postos manteve o mesmo custo de aquisição no período, enquanto outros chegaram a comprar o combustível até mais barato em setembro. Apenas uma pequena parcela apresentou variação de até 2% no preço de compra.
Com base nesses dados, o órgão concluiu que não há fundamentos que justifiquem o aumento repassado ao consumidor final nem a uniformidade dos novos valores entre os postos.
De acordo com o superintendente do Procon em Guarapuava, Raphael Virmond Butenes, a ação tem o objetivo garantir transparência e equilíbrio nas relações de consumo.
“Nosso papel é assegurar que o consumidor pague um preço justo e compatível com a realidade do mercado. Essa análise mostrou que o aumento aplicado não encontra respaldo nos custos apresentados”, afirmou.
Como a apuração de possível formação de cartel envolve crime contra a ordem econômica, o Procon elaborou um relatório detalhado que será encaminhado ao Ministério Público, responsável por avaliar a necessidade de abertura de investigação.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS