Segurança

Onda de calor dá trégua e frente fria avança em Curitiba

frente-fria-curitiba
Reprodução/Adobe Stock

Após diversos dias quentes devido a onda de calor, o avanço de uma frente fria em Curitiba vai mudar as temperaturas a partir desta quinta-feira (21).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chegada da frente fria em Curitiba vai provocar tempestades. A probabilidade de ocorrência de chuva na capital paranaense é de 98% nesta quinta-feira.

Até às 15h desta quinta-feira, Curitiba está sob alerta laranja para tempestades. O grau de severidade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de perigo.

Frente fria em Curitiba provoca tempestades

Segundo o aviso do Inmet, Curitiba pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com queda de granizo. Além disso, há risco de ventos intensos de até 100 km/h que pode causar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Veja também:

Em caso de rajadas de vento, a orientação do instituto é para a população não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Ainda como parte da orientação, a população deve desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser coletadas com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).