ATENÇÃO MOTORISTA
IPVA 2025: prazo para pagamento da terceira parcela vence hoje para placas 9 e 0
Novidade
O teste está sendo realizado na estação-tubo Morretes, no bairro Portão.
A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou nesta segunda-feira (24) os testes de uma barreira móvel para impedir a entrada irregular de passageiros, conhecidos como fura-catracas, no transporte coletivo da cidade.
O teste está sendo realizado na estação-tubo Morretes, no bairro Portão. O equipamento é acionado automaticamente quando a rampa do ônibus toca a plataforma, impedindo a passagem de quem tenta embarcar sem pagar a tarifa.
O sistema funciona por meio de contatos entre linguetas instaladas nas rampas dos ônibus e na estação-tubo.
O projeto do anteparo foi desenvolvido a partir da sugestão do mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos. Ele observou a ação dos fura-catracas e decidiu apresentar a ideia à Urbs, que aprovou e iniciou os testes. O protótipo deve permanecer em avaliação por pelo menos 30 dias.
LEIA TAMBÉM
A Urbs tem adotado diversas medidas para combater a invasão nos ônibus de Curitiba. Barreiras fixas já foram instaladas em várias estações-tubo, como Passeio Público, no Centro, e Holanda, no bairro Boa Vista.
Em paralelo ao teste na estação-tubo Morretes, a Urbs também lançou um edital para o desenvolvimento de anteparos fixos em 124 estações-tubo da cidade. A licitação está prevista para o dia 1º de abril.
CONTEÚDOS RELACIONADOS