Segurança

Gás em condomínios: veja orientações para evitar acidentes

regras-gas-condominios
Foto: Freepik

Na última semana, uma idosa ficou gravemente ferida após a explosão de um botijão de gás dentro de um apartamento em Curitiba. A situação deixa o alerta: quais são as principais regras sobre o sistema de gás em condomínios?

A legislação indica que, em apartamentos que possuam gás encanado, é proibido o uso de botijão de gás dentro das residências. Segundo Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), construtoras e incorporadoras devem seguir uma série de regras de segurança ao construir um edifício com gás encanado, como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

E não só as construtoras devem observas as normas, como também os síndicos dos condomínios.

“Cabe ao condomínio, através do síndico e da administradora, fazer a manutenção periódica desses equipamentos, certificar a segurança disso junto ao Corpo de Bombeiros e outras autoridades competentes para o tema”, afirma Luiz Alves.

E os moradores, tem responsabilidades em relação às regras do gás encanado em condomínios? O vice-presidente da AACEP afirma que, além de ser necessário tomar cuidados para evitar vazamentos de gás, o morador deve comunicar imediatamente o condomínio caso haja qualquer suspeita.

“É papel do morador, do proprietário, locatário, notificar o síndico, notificar a administradora em caso de suspeita de qualquer tipo de vazamento de gás, de suspeita de algo que esteja ocorrendo não em conformidade, para que assim a autoridade do condomínio possa tomar as providências necessárias para garantir segurança a todos naquele edifício”, explica.

Os moradores também devem se atentar que, em caso de reformas, deve-se exigir do profissional responsável a anotação de responsabilidade técnica perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Já nas situações de substituição de mangueira do gás, o recomendado é procurar profissionais especializados e autorizados por fabricantes, assim evitando acidentes.

Cuidados com o gás encanado em condomínios

Luiz Fernando Martins Alves elenca mais cuidados que os moradores devem tomar para evitar explosões de gás:

  • não deixar gás vazando
  • cuidar com produtos inflamáveis perto do fogão ou de outros equipamentos que produzam fogo e aquecedores
  • colocar botijão de gás comum dentro de apartamentos
  • substituir mangueira de gás de forma improvisada, sem contatar profissionais especializados

“O aconselhamento da AACEP é que os moradores todos os cuidados e, em qualquer sinal de suspeita de vazamento de gás ou de qualquer outro indício de irregularidade, notifique a autoridade competente para que tome as providências devidas e, assim, evitem tragédias que chegam a prejudicar muitas pessoas, inclusive levando a morte”, conclui Luiz Alves.