Fraude eletrônica

Quatro suspeitos são presos em operação contra ‘golpe do link falso’

Polícia Civil do Paraná prendeu quatro suspeitos de aplicar o golpe do link falso em operação realizada em cinco estados.

golpe-do-link-falso
Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro pessoas suspeitas em uma operação contra um grupo acusado de aplicar o ‘golpe do link falso‘ e praticar lavagem de dinheiro. A ação aconteceu nesta quarta-feira (12).

O objetivo da operação era cumprir seis mandados de prisão temporária e ordens de busca e apreensão. Duas pessoas ainda não foram encontradas e são consideradas foragidas.

Segundo o delegado Gabriel Fontana, os suspeitos realizavam fraudes eletrônicas por meio de ligações telefônicas enganosas e ‘links falsos‘. As vítimas eram induzidas a acessar um site falso de instituições bancárias, onde inseriam dados pessoais e bancários.

“Em seguida, os valores eram subtraídos e distribuídos entre diversas contas de terceiros que atuavam como laranjas. Os investigados também utilizavam redes privadas virtuais, as chamadas VPNs, para ocultar seus endereços de IP e dificultar o rastreamento das ações”, explica.

As investigações apontam que o grupo movimentou cerca de R$ 94 mil com os golpes.

LEIA TAMBÉM

Apreensões e continuidade das investigações

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares e mídias digitais, que serão encaminhados para perícia. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Paraná reforça o pedido de apoio da população no combate a crimes virtuais e ao tráfico de drogas através de denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 (PCPR), 181 (Disque-Denúncia) ou diretamente à equipe de investigação pelo telefone (46) 3536-1202.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.