Segurança
Guaratuba altera fluxo no Pronto Socorro com aumento súbito de casos de vômito e diarreia


O Pronto Socorro Municipal de Guaratuba tem registrado um número elevado de pacientes com quadro de diarreia e vômito, em decorrência do aumento da população no Litoral nas últimas semanas. Cerca de 80% de seus atendimentos são em função desses sintomas, segundo o secretário da Saúde Gabriel Modesto.
Em decorrência deste aumento súbito de pacientes, houve tempo maior de espera para o atendimento, mesmo com a presença de mais médicos escalados para o atendimento. Todos os pacientes foram atendidos e receberam tratamento adequado, com prioridade para os casos de emergência como infartos, cortes com sutura, vítimas de acidentes e afogamentos, diz a Prefeitura.
O secretário afirma que trabalhou em conjunto com a equipa para reforçar a estrutura e melhorar o tempo resposta no atendimento, com a elaboração de um Plano de Contingência da Secretaria Municipal da Saúde para o atendimento a estes pacientes. Foram adotadas as seguintes medidas:
- Foi alterado o fluxo do Pronto Socorro, com um novo espaço destinado para observação dos casos de diarreia e vômitos e soroterapias;
- O atendimento pediátrico no Hospital Municipal, antiga Santa Casa, foi reforçado e atenderá crianças de 0 a 12 anos, de segunda a sexta feira, em horário comercial;
- As Unidades Básicas de Saúde prestarão atendimentos aos pacientes de suas áreas de abrangência.
Fatores que predispõe o aumento de casos são a falta de higiene nas mãos, ingestão de água contaminada ou de alimentos não adequados. Os médicos Edison Rodrigues da Silva Junior, do Pronto Socorro Municipal, e Hermínio Molinari, diretor da Vigilância Sanitária, recomendam:
- Higiene correta das mãos;
- Evitar tocar o rosto com as mãos sujas ou não lavadas;
- Usar álcool em gel;
- Frequentar estabelecimentos cuja higiene seja comprovada por meio da licença sanitária;
- Evitar ao máximo ingerir água do mar ou de rios;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Fazer a limpeza da caixa d’agua.
- Armazenar os alimentos refrigerados corretamente;
- Denunciar na Vigilância sanitária estabelecimentos comerciais em que se observar má conservação de alimentos, alimentos estragados, com caracteres alterados e falta de higiene. A denúncia pode ser feita pelo WhatsApp (41) 3472-8683;
- Mesmo em sua residência, evite consumir água que não seja potável e alimentos que não estejam devidamente conservados ou estejam com seus caracteres alterados;
- O uso de máscaras também é recomendado porque, mesmo não sendo um vírus que se transmite pela respiração, a máscara ajuda a não tocar no rosto, evitando a contaminação.
O cuidado em relação à ingestão de líquidos também é importante. É preferível tomar água filtrada, fervida, água mineral ou com os padrões da Sanepar. Em casos de contaminação, o ideal é evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes e excesso de sol.
A hidratação e reidratação em casos de diarreia e vômito são importantes. Em último caso, procure por atendimento médico, no Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal.
Importante salientar que água fornecida pela Sanepar é adequada para o consumo. O gerente regional do Litoral, Rodrigo Junqueira, explica que a empresa realiza a coleta e análise de amostras de água, a fim de verificar a qualidade da água que chegam aos diversos pontos da cidade. Estas ações de coleta e análise são intensificadas no período de verão, estando todas as amostras dentro das normalidades. Junqueira ainda lembra que é responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel manter a caixa d’água limpa a vedada.
A Secretaria de Saúde está procedendo com as notificações e coleta de material para determinar qual tipo de vírus está circulando e qual é a sua fonte. Quando ocorrem vários casos na cidade, sem um fator determinante, sempre é atribuído a uma epidemia de algum tipo de vírus. Situações como essa já foram registradas em anos anteriores, sobretudo no período de verão.