Segurança
Hospital veterinário gratuito será inaugurado neste ano em Curitiba


A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (17) o projeto do Hospital Veterinário Municipal, que será público e gratuito para moradores da capital com pets.
O hospital vai funcionar no bairro Taboão, no espaço onde antes funcionava o antigo Parque das Esculturas. O terreno foi doado pela Votorantim Cimentos, após autorização da Câmara de Curitiba em votação no dia 15 de dezembro do ano passado.
Na mesma região do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, será construído o Parque São Francisco. De acordo com o prefeito Rafael Greca (PSD), a previsão é que o hospital entre em operação no dia 4 de outubro de 2024, data em que se comemora o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da ecologia.
Para a reforma do local, a Prefeitura deve fazer um investimento de R$ 2,5 milhões. O projeto e manutenção do também terá auxílio de cerca de R$ 4,5 milhões de emendas parlamentares do deputado federal Delegado Matheus Laiola (União).

- Estudante de Curitiba vende sacos de lixo para pagar universidade
- Castração gratuita em Curitiba: Prefeitura abre agendamentos para fevereiro
Hospital Veterinário Municipal de Curitiba
Em entrevista coletiva, Rafael Greca afirmou que o hospital veterinário gratuito vai atender todos os moradores de Curitiba com animais domésticos, mas o projeto terá foco no atendimento de animais domésticos da população em vulnerabilidade social.
Inicialmente, segundo a Prefeitura, o objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade a ser implantada, incluindo, além das consultas, a previsão de atendimentos especializados.
Os detalhes de como será o funcionamento do hospital devem ser divulgados nos próximos meses. A construção terá área de 500 m² e deve ter ambulatório, clínica e espaço para realização de exames e outros procedimentos.
Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
O Parque São Francisco, que ficará ao redor do hospital, contará com estacionamento, trilhas, praça e um espaço ‘petplay’.
A área total do parque somada com o hospital veterinário tem mais de 68 mil m². O espaço doado pela Votorantim Cimentos tem 15,7 mil m².