Segurança

Inscrições para programa Escolas Criativas estão abertas até quinta-feira

00320219
Foto: Lucilia Guimaraes/SMCS

Escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, com interesse em participar do programa Escolas Criativas, articulado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e Lego Foundation, têm até esta quinta-feira (5) para fazer a inscrição. As escolas interessadas deverão preencher o formulário – já enviado às unidades – registrando a intenção de adesão. Os professores interessados devem entrar em contato com a direção da unidade.

Em junho, a rede municipal de ensino de Curitiba foi selecionada para participar do programa Escolas Criativas, que busca incentivar práticas pedagógicas inovadoras, criativas, significativas e inclusivas para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. 

“A participação dos gestores escolares é fundamental no desenvolvimento do programa, articulando os profissionais da escola e viabilizando as atividades e a integração com a comunidade”, destaca a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich.

O Escolas Criativas pretende beneficiar, em todo país, 500 mil crianças, com soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação mais criativa, colaborativa e inclusiva em redes públicas de ensino do Brasil.

Curitiba já havia passado pela fase de entrevistas, com outras redes públicas de ensino, e em junho foi selecionada para integrar o programa pelos próximos quatro anos.

Critérios de avaliação

As propostas serão avaliadas por uma comissão técnico-pedagógica, com representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos dez Núcleos Regionais.

Será contemplada uma unidade de cada regional que atenda aos seguintes critérios: 

  • Interesse e disponibilidade para o desenvolvimento do projeto;
  • Adesão dos profissionais em projetos na instituição e ações formativas;
  • Abertura para novas ideias e propostas;
  • Promoção de estratégias para o engajamento da comunidade escolar no programa;
  • Assumir o compromisso na execução do projeto e outras ações demandadas pela RBAC;
  • Relato de práticas escolares: ações, projetos ou iniciativas estruturadas na escola que são alinhadas com os princípios da Aprendizagem Criativa.

Informações da Prefeitura de Curitiba