Segurança

No Dia Internacional do Chá relembre a importância e história do mate no Paraná

WhatsApp-Image-2021-05-20-at-16.00.31
Embalo do Mate. Foto: Divulgação

Falarmos de mate em terra paranaense é trazer à tona a história do Estado e o desenvolvimento econômico, industrial e sustentável. Não é à toa que ele é considerado o ouro verde da região. E seu alcance não se limita ao Brasil, já que há séculos atravessa fronteiras. Nesta sexta-feira (21) é celebrado o Dia Internacional do Chá, reconhecido recentemente, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

No Brasil, o chá está muito associado ao mate, e sua história também se mistura a lendas e tradições. Consumido em todo o país, é uma das ervas mais tradicionais e das mais variadas formas (chimarrão, tereré, por infusão em água quente ou até mesmo gelado na praia). A planta ganha destaque pela sua versatilidade e nacionalidade e, além disso, proporciona benefícios à saúde.

Segundo alguns registros históricos e, como a lenda indígena que a tribo Guarani sugere, o hábito de consumir a erva-mate já fazia parte da cultura indígena antes mesmo da chegada dos portugueses e espanhóis à América do Sul. No entanto, foi no século 19 que o chamado ciclo da erva-mate ganhou força, sobretudo no Paraná, com a criação da Leão Jr., companhia de industrialização da erva-mate, fundada por Agostinho Ermelino de Leão Junior, em 1901.

Fábrica da Leão no inicio do século passado. Foto: Divulgação

A residência onde morou Agostinho e sua família é uma das heranças
arquitetônicas do período da erva-mate e, em 2003, foi tombado como patrimônio cultural do Paraná. Atualmente, o Palacete dos Leões é um espaço cultural com atividades relacionadas à história, arte e arquitetura.

Palacete dos Leões. Foto: Divulgação

Rapidamente popularizada, a planta chegou a responder por 85% da economia paranaense no século XX e contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico e industrial da região. Fora isso, o ciclo também propiciou o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte com hidrovias, estradas e ferrovias locais que impactaram a arquitetura curitibana.

Sua importância não ficou restrita ao passado. Atualmente o Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil, com a produção presente em 138 municípios, principalmente na região sul. Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Estado concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do país.

A erva tem baixo impacto ambiental, o que contribui para o desenvolvimento sustentável da região. Quando plantada de forma correta, ela pode ser manejada por até 40 anos e seu cultivo pode estar
associado a estratégias de recuperação florestal, sequestro de carbono,
revitalização e preservação de mananciais hídricos.

Atualmente, a Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção e gestão de parte significativa de toda a cadeia produtiva da linha nacional de
bebidas sem gás do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos, estão marcas líderes no seu mercado, como Chá Leão e Matte Leão, além da linha Leão Senses.

Informações da Assessoria Leão Alimentos e Bebidas