REVOLTANTE

Socorristas são ameaçados em atendimento no Paraná: “Quero dar um tiro na sua cara”

As equipes foram alvo de agressões verbais e ameaças.

noticias-francisco-beltrao
Foto: CIRUSPAR/SAMU 192 Sudoeste do Paraná

Notícias de Francisco Beltrão – Uma equipe do Samu foi ameaçada durante um atendimento em um estabelecimento comercial. O caso aconteceu na última quarta-feira (30).

A situação foi registrada por um dos socorristas. No vídeo (veja no fim da matéria), é possível ver o momento em que um homem ameaçando os profissionais durante um atendimento. As equipes foram alvo de agressões verbais em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

Notícias de Francisco Beltrão

Enquanto as equipes trabalhavam, o homem disse: “Quero dar um tiro na sua cara” para um dos socorristas. Ele também xingou os profissionais várias vezes.

LEIA TAMBÉM

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR) se manifestou, através de nota, sobre o episódio. Confira, abaixo:

Equipe do Samu é ameaçada durante atendimento

“O Núcleo de Segurança do Paciente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), responsável pelo gerenciamento do SAMU 192, manifesta publicamente seu repúdio a um episódio de agressão verbal e ameaça ocorrido na última quarta-feira, 30 de julho de 2025, durante atendimento.

Durante a assistência prestada a um paciente em um estabelecimento comercial, um indivíduo interferiu de forma hostil, constrangendo os socorristas e ameaçando sua integridade física. A equipe acionou a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência, e seguiu todos os protocolos institucionais de segurança, priorizando a preservação da vida e a integridade dos envolvidos.

Desde o início de 2025, o CIRUSPAR já contabiliza 57 registros de ameaça verbal ou agressão física contra profissionais do SAMU 192 Sudoeste. Esses dados reforçam que, embora a maioria das ocorrências aconteça com o apoio e o respeito da população, casos de violência pontual continuam a ocorrer.

Atos de violência contra profissionais de saúde são inaceitáveis. Além de colocarem em risco a segurança física e emocional das equipes, comprometem diretamente a qualidade e a continuidade do atendimento às pessoas que mais necessitam.

O SAMU é um serviço essencial, ativo 24 horas por dia, que atua com dedicação, técnica e humanidade no cuidado à vida. O respeito aos profissionais que compõem essa rede é indispensável.

O CIRUSPAR, por meio do seu Núcleo de Segurança do Paciente, reafirma o compromisso de promover ambientes seguros para usuários e trabalhadores, adotando medidas de prevenção e resposta a situações de risco. Ressaltamos que a maioria da população reconhece e valoriza esse trabalho — e que comportamentos hostis são atitudes isoladas que não refletem o espírito solidário de nossa comunidade.

Aproveitamos para reforçar que a Ouvidoria do CIRUSPAR permanece disponível a toda a população como canal institucional de escuta e acolhimento de sugestões, elogios, reclamações ou inconformidades relacionadas ao atendimento prestado. O diálogo é o caminho para a melhoria contínua e o fortalecimento da confiança entre sociedade e serviço público”.

Vídeo mostra socorristas sendo ameaçados no Paraná

Para mais notícias de Francisco Beltrão e da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.