Segurança

Páscoa Solidária busca gerar renda e levar mais carinho para as famílias

Foto-Valdelino-Pontes
Foto: Valdelino Pontes

O Governo do Paraná lançou o projeto Páscoa Solidária. Organizado pela primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, o programa atua em duas vertentes: gerar renda para as famílias mais carentes, por meio de cursos de culinária e arrecadar ovos de Páscoa, que serão distribuídos para crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento do Paraná.

Considerado um dos mais importantes feriados religiosos, a Páscoa é celebrada no dia 4 de abril. “Em um momento difícil pelo qual atravessamos, em meio a uma pandemia, a solidariedade deve ser o braço forte que alimenta a esperança de um futuro melhor. Essa capacitação, oferecida pelo Governo do Estado, vai abrir a possibilidade de novas fontes de renda para as pessoas”, destacou Luciana. “Já a doação de ovos de chocolate vai permitir que essa Páscoa seja um pouco mais feliz para as crianças e adolescentes que vivem em lares de acolhimento”.

Curso

Na semana passada, a primeira turma da capacitação concluiu o curso, que teve duração de quatro dias. Dez mulheres, esposas ou parentes de presidiários que cumprem pena no Paraná, aprenderam a fazer ovos de chocolate e produtos derivados, com foco na Páscoa. As aulas foram ministradas pela professora Sara Sabino, gastrônoma formada pela Universidade Positivo com pós-graduação em Pâtisserie e Boulangerie. Ela ofertou o curso de forma voluntária.

“Agradeço pela oportunidade e pelo convite. É gratificante trabalhar com essas meninas, passar o meu trabalho e ajudar de alguma forma para que elas possam mudar de vida”, disse a professora.

A capacitação ocorreu em um dos espaços da Ceasa, em Curitiba. As alunas foram selecionadas por meio do cadastro no Banco de Alimentos, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

“Foi ótimo o aprendizado. Um incentivo para que a gente possa ter alguma renda para sustentar a família”, afirmou umas das participantes do curso, Rosaura Maia de Lima.

O objetivo da capacitação é ofertar às famílias uma oportunidade para geração de renda, pois é possível comercializar o produto ao longo do ano todo, não somente na data festiva.

Durante o curso, as alunas aprenderam todos os processos de produção dos ovos de chocolate, desde a compra dos produtos até a venda da mercadoria.

Arrecadação

Além da capacitação, o projeto vai atender crianças e adolescentes que estão nas unidades de serviço de acolhimento institucional do Estado, como casas-lares e abrigos.

As empresas Barion e Mondelez abriram a campanha com a doação de milhares de ovos de chocolates. Tudo o que for arrecadado será distribuído até o dia 4 de abril, para as crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.

“Gostaria de agradecer a parceria com o Estado. A Barion, com 60 anos de mercado, vem trazer um pouquinho de felicidade em forma de chocolate. A empresa doou mais de 4 mil ovos de Páscoa que chegarão para mais de 4 mil crianças carentes do nosso Estado”, destacou um dos sócios da empresa, Leonardo Barion.

“A relação da Mondelez com o Paraná sempre foi muito estreita. Há muitos anos nos envolvemos ativamente nas ações solidárias e temos muito orgulho em participarmos dessas iniciativas. A mensagem que a Mondelez Brasil quer deixar é que sempre deve haver esperança. Passamos por momentos difíceis, mas acreditamos que a esperança, solidariedade e o amor devem sempre permanecer”, ressaltou a coordenadora de Impacto Social da Mondelez Brasil, Lilian de Jesus.

Aqueles que desejam contribuir com a campanha, podem entrar em contato com a organização por meio deste link.

Colaboração AEN