Buscas em montanha
Buscas por jovem desaparecido no Pico Paraná durante o Réveillon continuam
Resgate
Restrição no Pico Paraná começa neste sábado (03) para apoiar as buscas por jovem desaparecido.
O Instituto Água e Terra (IAT) restringiu temporariamente as visitas ao Pico Paraná para auxiliar nas buscas pelo jovem que desapareceu dentro do parque estadual durante o Réveillon.
Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, está desaparecido desde a manhã de 1º de janeiro, quando se perdeu do grupo em que estava durante a descida da montanha após passar o Réveillon no cume.
A decisão segue recomendação do Corpo de Bombeiros do Paraná e vale para áreas estratégicas da Unidade de Conservação.
Com a medida, o acesso aos morros Caratuva, Pico Paraná, Getúlio e Itapiroca está fechado por tempo indeterminado. A restrição tem como objetivo garantir a segurança e facilitar o trabalho das equipes de resgate.
LEIA TAMBÉM
Segundo o IAT, a suspensão do acesso se aplica aos seguintes pontos:
A presença de visitantes nessas áreas poderia interferir diretamente na operação de busca, que segue concentrada na região onde o jovem foi visto pela última vez.
O órgão informou que a entrada no parque para os morros Camapuã e Tucum permanece liberada.
Montanhistas experientes interessados em colaborar com as buscas devem realizar cadastro prévio na base do Corpo de Bombeiros, instalada na sede do parque estadual. Apenas voluntários com experiência comprovada estão sendo autorizados a participar da operação.
O IAT esclareceu ainda que, devido ao Réveillon, o Parque Estadual Pico Paraná foi fechado temporariamente a partir do meio-dia do dia 31 de dezembro, com reabertura na sexta-feira (2).
De acordo com o instituto, o jovem desaparecido não realizou o cadastro obrigatório na base do IAT antes de acessar a área do parque.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Buscas no Paraná
Desaparecimento
Buscas em montanha
LUTO