Combate à dengue

Depósito de pneus com água parada é alvo de operação contra dengue

Polícia e prefeitura atuam em conjunto para remover pneus acumulados com água parada e combater a proliferação do mosquito da dengue.

pneu-com-agua-parada
Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Civil em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais aconteceu nesta quarta-feira (31), no bairro Del Rey, para combater um ponto irregular de descarte de pneus com água parada.

Depósito clandestino colocava moradores em risco

O local servia de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses. A ação foi motivada por denúncias da própria Prefeitura, que encaminhou à Polícia documentos comprovando a existência de um depósito ilegal de pneus.

Os pneus eram armazenados tanto em um terreno particular quanto em via pública.

Devido ao acúmulo de água da chuva dentro dos pneus, o espaço tornou-se um ambiente ideal para a reprodução do mosquito da dengue. Um morador da região contraiu a doença, o que acendeu o alerta das autoridades de saúde e intensificou a fiscalização.

LEIA TAMBÉM

Desrespeito às normas ambientais

Apesar das notificações e multas ambientais aplicadas anteriormente, o responsável pelo terreno não regularizou a situação. A Prefeitura já havia tentado diversas vezes solucionar o problema administrativamente.

Com o agravamento da situação, a operação foi realizada com o apoio da Vigilância Ambiental e da equipe de Meio Ambiente, que atuaram na retirada dos pneus do local.

O responsável foi intimado a prestar depoimento na delegacia e deverá responder pelo crime de poluição ambiental, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.

Como evitar focos do mosquito da dengue

Autoridades alertam para a importância da colaboração da população no combate à dengue. Veja como ajudar:

  • Evite deixar pneus expostos à chuva
  • Armazene materiais em locais cobertos e secos
  • Elimine qualquer recipiente com água parada
  • Denuncie áreas de descarte irregular à prefeitura local

Leia mais sobre segurança no Massa.com.br.