Segurança
Polícia Federal: grupo que usava corpo de brasileiros para traficar drogas é alvo de operação
A Polícia Federal está nas ruas desde as primeiras horas desta manhã de terça-feira (04) para cumprir três mandados de buscas e apreensão nas de São Paulo, Goiânia e Brasília. O alvo desta operação é uma organização criminosa suspeita de recrutar jovens brasileiras, na maioria das vezes transexuais, para ingerir e transportar grandes quantidades de drogas para a Europa.
Como iniciaram as investigações
De acordo com os agentes da PF, as investigações começaram depois da prisão em flagrante de dois passageiros, em 2018, que tentaram embarcar em um voo nacional de Campinas para Paris. Os detidos estavam com 173 cápsulas com um total de 2,7 kg de cocaína dentro do corpo do casal, que foi preso e condenado.
“Os dados extraídos dessa ocorrência levaram a identificar ao menos cinco outras ocorrências no Aeroporto Internacional de Viracopos em que as pessoas presas também se declararam trans, revelando indícios de uma rede nacional e internacional de pessoas envolvidas com tráfico de drogas e voltada à exploração de vulneráveis“, disse a PF.
Situação dos suspeitos
Quatro pessoas foram investigadas hoje, duas delas de origem estrangeira, já foram presas por tráfico de drogas e outro é procurado pela Justiça. Os suspeitos, se forem acusados, poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, com penas de mais de vinte e cinco anos de prisão.