Uma nova chance

Policiais salvam família durante “cabeça d’água” em Guaratuba

Resgate aconteceu após os policiais observarem, em questões de segundo, um aumento repentino e intenso do nível do rio São João, na zona rural da cidade.

cabeça d’água guaratuba pr
Foto: PMPR

Uma família foi salva por dois policiais militares durante um fenômeno natural conhecido como “cabeça d’água”. A situação aconteceu na tarde de quarta-feira (14), na localidade de Pedra Branca, na zona rural de Guaratuba, no Litoral.

De acordo com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a equipe da Patrulha Rural, composta pelo soldado Cabral e pelo soldado Gouveia, realizava patrulhamento preventivo na região. Durante o trabalho, os policiais observaram, em questão de segundo, um aumento repentino e intenso do nível do rio São João em questão de segundos.

LEIA TAMBÉM

Ao arrastar galhos e árvores, pessoas que estavam no rio foram surpreendidas. Entre elas, estava uma família que, conforme a corporação, enfrentou grandes dificuldades para sair da água.

Diante do perigo, os policiais entraram na água e, após um grande esforço físico, retiraram o casal e uma criança. Segundo a PM, o nível do rio ultrapassou, aproximadamente, 1,5 metro.

“Foi tudo muito rápido. A força da água arrastou meu filho e, imediatamente, eu me joguei para tentar alcançá-lo. Minha esposa também entrou no rio, e a situação ficou extremamente perigosa. A correnteza era tão forte que ameaçava nos levar rio abaixo. Felizmente, os policiais militares estavam presentes no local naquele exato momento. A atuação deles foi decisiva. Com muita rapidez e coragem, nos prestaram socorro e ajudaram a salvar nossas vidas. Eles estavam no lugar certo, na hora certa, e isso fez toda a diferença”, destacou Marcelo Zander, uma das vítimas resgatadas.

Policial se feriu durante a ação

A mulher salva pelos policiais apresentava sinais de exaustão extrema, enquanto o Marcelo sofreu ferimentos em decorrência da força da correnteza. Após uma avaliação, os envolvidos optaram por não receber atendimento médico.

De acordo com a PM, durante o salvamento, os policiais tiveram seus equipamentos totalmente molhados, incluindo armamento e demais materiais operacionais. Além disso, um dos militares se feriu e foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.

Diante da situação, a corporação afirmou que a ocorrência reforça a importância do patrulhamento ostensivo em áreas rurais.

“Demonstra o preparo, a coragem e o comprometimento dos policiais militares da Polícia Militar do Paraná, cuja atuação rápida e eficaz foi fundamental para preservar vidas diante de uma situação extrema e imprevisível”, afirma a corporação.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.