Segurança
Operação da PF investiga fraudes em 46 postos de combustíveis de Curitiba
megaoperação
Polícia Federal e Receita Federal realizam megaoperação em postos investigados em Curitiba, alvo de esquema de lavagem de dinheiro e adulteração.
A megaoperação da Polícia Federal e da Receita Federal identificou 46 postos investigados em Curitiba e na região, envolvidos em adulteração de combustíveis, contrabando e lavagem de dinheiro.
Segundo as autoridades, os estabelecimentos utilizavam práticas ilegais como adulteração da gasolina e o uso da chamada “bomba baixa”.
O grupo investigado atua desde 2019 e é suspeito de ter movimentado pelo menos R$ 600 milhões por meio de empresas interligadas, incluindo postos de combustíveis, distribuidoras, holdings, empresas de cobrança e instituições financeiras.
Estima-se que o total movimentado pelas empresas envolvidas possa ultrapassar R$ 23 bilhões.
Entre os postos investigados em Curitiba estão:
Os postos investigados na Região Metropolitana são:
LEIA TAMBÉM
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas localidades.
A Polícia Federal informou que o grupo utilizava métodos sofisticados para ocultar a origem ilícita do dinheiro, incluindo inserção de valores falsificados em transações e modificação de registros financeiros.
A ação é considerada uma das maiores investigações voltadas ao combate à lavagem de dinheiro no setor de combustíveis do Paraná.
Alguns postos que aparecem na lista dos investigados trocaram de dono durante o período de investigação. A Operação Tank investiga os postos que supostamente atuaram no esquema criminoso desde 2019.
O espaço para os postos citados na matéria fica disponível caso queiram se manifestar.
Auto Posto Lua Crescente
O Auto Posto Lua Crescente procurou o Massa.com.br e informou que a atual administração assumiu o posto em 2021. Confira a nota:
“Recebemos com grande indignação nosso nome vinculado a alteração de combustíveis e ligado ao Pcc, somos uma empresa familiar, assumimos o posto lua crescente em 2021 desde então passamos anualmente por todas as fiscalizações tanto do Inmetro quanto da ANP e sendo aprovadas em todos, somos um posto Sindicalizado e de bandeira Ipiranga, todos os nossos combusteis vem direto da base !
Respeitando todas as normas
Nos do auto Posto Lua crescente afirmamos veementemente que não fazemos parte de nenhum esquema muito menos agimos de forma errônea”
* A lista dos 46 postos de Curitiba e da Região Metropolitana investigados foi divulgada originalmente pela RPC. O Massa.com.br entrou em contato com a Polícia Federal para confirmar a veracidade da lista e ainda não obtivemos resposta.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
“Vantagens de ter um namorado traficante”
Justiça
tragédia
Crime