Segurança
Prazo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional termina em 31 de maio


Quem é microempreendedor individual (MEI) tem até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI), relativa ao exercício de 2020. A obrigação é válida mesmo para empresas que tenham sido encerradas ao longo do ano passado. Até o momento, em todo o Paraná, foram entregues 83% das declarações previstas.
Para fazer a declaração anual, o MEI tem três possibilidades. Uma delas é acessar a página do governo e seguir as orientações de como proceder. É preciso que o MEI fique atento quanto ao acesso já que o antigo site do Portal do Empreendedor foi desativado desde o ano passado.
Outra possibilidade é instalar gratuitamente o aplicativo MeuSebrae e tirar dúvidas pelo chat. Também é possível procurar orientação gratuita nas Salas dos Empreendedor.
“O microempreendedor individual que não declarar seus rendimentos relativos a 2020 estará sujeito a multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% ao mês ou fração, incidentes sobre o montante de tributos decorrentes das informações prestadas na DASN”, explica a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva.
O MEI precisa enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal.
Como fazer a DASN
- Faça um relatório das receitas obtidas a cada mês (no site do Empreendedor existe um modelo);
- Não se esqueça de conferir se o valor das notas fiscais emitidas foi anotado corretamente no seu relatório;
- Depois de conferir todos os valores, o MEI tem até 31 de maio para enviar a declaração do ano passado, apenas pela internet.