Segurança
Programa de castração começa atendimento em Piraquara nesta terça-feira
O CastraPet, programa permanente de castração de cães e gatos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná ganhou novo layout e mais agilidade. A ação é executada com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e emendas parlamentares em alguns municípios, além do apoio das prefeituras. O primeiro ciclo que envolveu o investimento de R$ 2,4 milhões atenderá 45 municípios.
Até o dia 29 de maio o atendimento acontece em Piraquara, com 719 vagas disponíveis. O programa é voltado para a população de baixa renda, protetores e ONGs. No segundo ciclo serão contemplados 69 municípios e investidos R$ 2,5 milhões, com três unidades móveis de castração.
Além da castração, as famílias recebem a medicação para o pós-operatório e toda a orientação para garantir o bem-estar animal.
Cuidados com os pets
Em Piraquara, serão mais de 700 castrações de cães e gatos que estavam inscritos no Programa Municipal de Castrações, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O atendimento é exclusivo para famílias já cadastradas no Programa Municipal de Castração.
Cães adultos deverão estar em jejum de 8 horas – de água e comida – e os filhotes de 4 horas. Para os gatos, o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos, eles podem tomar água. Os animais deverão estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.
Devido à pandemia do coronavírus, a orientação é que compareça ao local de castração apenas um tutor por animal. Todas as orientações de prevenção à covid-19, como o distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, devem ser mantidas.
Calendário
Os próximos municípios a receberem o programa serão:
- 01 a 12 de junho: Itaperuçu – 553 vagas (exceto no dia 06/06).
- 15 a 26 de junho: São José dos Pinhais – 553 vagas (exceto no dia 20/06).