Segurança

Projeto ensina conceito de cidade inteligente para crianças

WhatsApp-Image-2021-11-25-at-10.14.49-e1637872812325
Foto: Divulgação

O Cities Kids é um projeto feito para as crianças aprenderem sobre os conceitos de cidades inteligentes, que usa da criatividade, inovação, tecnologia e recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida das comunidades e cidades. Com início neste mês, a nova fase terá formato híbrido, com disponibilização em vídeo das oficinas de mobilidade inteligente, robótica e tecnologias, energias renováveis e consumo consciente para as empresas parceiras. 

Desenvolvido há cinco anos de forma inédita no país, o iCities Kids se transformou em um projeto educativo permanente organizado pelo iCities, hub de negócios em cidades inteligentes. Em cinco anos, o projeto atendeu mais de três mil crianças. A fase presencial está prevista para ocorrer em março de 2022, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e estão abertas para as organizações interessadas.

“Uma de nossas inspirações foi a campanha ‘Lixo que não é Lixo’, que consagrou Curitiba nacionalmente, nos anos 1990, como modelo de reciclagem de resíduos. O projeto simula o ambiente de uma mini cidade inteligente, onde as crianças participam de oficinas e aprendem de maneira lúdica sobre energias renováveis, mobilidade inteligente, robótica, consumo consciente e reciclagem.

As primeiras instituições a serem atendidas são as organizações da sociedade civil (OSC), em que a maioria das crianças estão em situação de risco e vulnerabilidade social e vão aprender sobre os temas do projeto.

Em parceria com a Agência Nacional em Mobilidade (Anamob), foi possível o cadastramento da ação no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O público alvo são estudantes curitibanos de 6 a 11 anos. O projeto oferece também uma capacitação gratuita e online, de quatro horas, para professores e educadores das organizações participantes, sobre os mesmos temas.