Segurança
Radar no cruzamento da Presidente Kennedy com República Argentina começa a funcionar nesta sexta-feira


Um novo radar para fiscalizar o trânsito em Curitiba foi instalado no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e República Argentina, no bairro Portão. O equipamento começa a operar nesta sexta-feira (3), a partir das 10 horas.
O objetivo é reduzir a possibilidade de acidentes no local, considerado crítico pela grande movimentação de pedestres, pelas diversas faixas de trânsito para veículos e, ainda, pela passagem do transporte coletivo em canaleta exclusiva.
Pela Avenida Presidente Kennedy, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. Para melhorar a segurança viária de pedestres, ciclistas, motociclistas e também motoristas, o radar fiscaliza, além do limite de velocidade, situações de avanço do sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre, conversão e retorno proibidos – inclusive pela canaleta, nas duas vias. A estimativa da Superintendência de Trânsito (Setran) é que, por ali, passem cerca de 130 mil pedestres por dia.
Apesar de não registrar acidentes nos últimos meses, o cruzamento das duas avenidas somou 63 ocorrências de acidentes em cinco anos (de 2015 a 2019), chegando a 23 registros em 2018. No ano passado, a Avenida Presidente Kennedy registrou 22 ocorrências com vítimas, em toda a sua extensão.
Informações da Prefeitura de Curitiba