Reforço na segurança

Ratinho Junior faz a maior contratação de policiais civis da história do Paraná

Governador destacou a importância do reforço para agilizar investigações e reduzir a criminalidade

ratinho-junior-policia-civil
Governador Ratinho Junior e o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach. Foto - Jonathan Campos/AEN

O governador Ratinho Junior nomeou mais 604 policiais civis, aprovados no concurso de 2021, para reforçar a segurança do Paraná. A medida consolida o ano de 2025 como o de maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Entre os nomeados estão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados. Eles vão atuar nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana e interior do Estado.

Governador quer fortalecer a Policia Civil com as novas contratações

Segundo Ratinho Junior, a nomeação vai garantir mais agilidade nas investigações e ampliar a presença do Estado em todas regiões. “Reorganizamos nossas forças policiais e, com esse reforço histórico, queremos oferecer mais segurança aos paranaenses”, disse o governador.

Os novos servidores vão trabalhar em centrais de flagrantes, distritos e delegacias especializadas, com atuação direta em operações, inquéritos, perícias papiloscópicas e interlocução com o Judiciário.

Governo do Paraná já contratou 730 policiais civis em 2025

Com os 604 nomeados agora, o governo Ratinho Junior já contratou 730 policiais civis só em 2025, número recorde. Desde 2019, a atual gestão já incorporou 1.624 policiais civis, superando a marca anterior de 400 agentes contratados em 2022.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a medida representa uma resposta firme ao crime.

LEIA TAMBÉM

Curso de formação dos novos policiais civis começa em agosto

Os novos nomeados iniciarão o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil em agosto. A formatura está prevista ainda para este ano, com início efetivo do trabalho nas delegacias em dezembro.

A distribuição por cidades será definida ao fim da capacitação. O impacto financeiro com as novas contratações será de R$ 43,9 milhões em 2025, com custo anual de R$ 108,6 milhões.

Para acompanhar as principais notícias sobre segurança, acesso o Massa.com.br.