luto
Sobe para seis o número de mortos após passagem de tornado no Paraná
"cenário de guerra"
Cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu foi devastado por tornado que deixou seis mortos e centenas de feridos.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi praticamente destruída após a passagem de um tornado na última sexta-feira (7). O Massa.com.br preparou um vídeo que mostra como a cidade era antes e como ficou após a tragédia.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% do município foi devastado pelo fenômeno, que deixou seis mortos e 432 feridos na região Centro-Sul do Paraná.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram um verdadeiro cenário de guerra, com casas e comércios destruídos, árvores e postes arrancados e carros arrastados pela força dos ventos. Veja:
De acordo com o Simepar, o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu foi classificado preliminarmente como F2 na Escala Fujita, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
O fenômeno provocou danos severos em praticamente todas as regiões do município, localizado a cerca de 400 km de Curitiba e com população estimada em 14 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM
Equipes da Sanepar, Copel e outros órgãos estaduais atuam em uma força-tarefa para restabelecer o abastecimento de água e a energia elétrica, afetados pelo fenômeno climático.
O Corpo de Bombeiros e militares do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) também estão na cidade, acompanhados por cães farejadores, para auxiliar nas buscas por vítimas.
Aeronaves das Forças de Segurança do Paraná também estão sendo usadas para monitorar as áreas atingidas e facilitar o acesso a locais isolados. Existe a possibilidade de que pessoas estejam sob os escombros.
Os hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel estão mobilizados para atender os feridos e demais afetados pelo tornado.
A Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou leitos em outras cidades para garantir o atendimento às vítimas do desastre. O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) enviou insumos e medicamentos para reforçar o atendimento emergencial.
Equipes médicas continuam atuando em regime de emergência, com prioridade para casos graves.
LEIA TAMBÉM
Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava também registraram estragos causados pelos ventos fortes.
De acordo com o Simepar, outras localidades do Estado enfrentaram rajadas de vento acima de 70 km/h e chuvas intensas, com acumulados superiores a 40 milímetros.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
estado de calamidade
Tragédia no Paraná
Tragédia no Paraná
luto