reconstrução
Rio Bonito do Iguaçu inicia construção de 320 casas após tornado
cenário de guerra
As imagens impressionantes mostram o tamanho da força do tornado, com ventos que chegaram a 330 km/h.
Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, teve 90% do seu território arrasado por um tornado que atingiu a cidade no dia 7 de novembro. Novas imagens aéreas mostram o antes e depois após a passagem do fenômeno climático.
As imagens mostram como era a cidade, com pouco mais de 14 mil habitantes, antes da passagem do tornado de categoria F3 que atingiu o município. O vídeo mostra ainda as casas destruídas e o “cenário de guerra” após o fenômeno climático. Veja:
As imagens impressionantes do antes e depois mostram o tamanho da força do tornado, com ventos que chegaram a 330 km/h, que devastou 90% do território da cidade, deixando um rastro de destruição.
LEIA TAMBÉM
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou sete mortes causadas pelo tornado no Paraná, sendo seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Confira a lista completa:
Duas semanas após a passagem do tornado, a reconstrução da cobertura das casas que tiveram o telhado danificado foi finalizada. Com a fase de cobertura emergencial estabilizada, o foco da reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu passou a ser as moradias que ficaram totalmente destruídas.
Para iniciar essa nova etapa, a Defesa Civil enviou na última sexta-feira (21) uma nova remessa de 2.600 telhas. Ao todo, o Governo do Estado já destinou 11.440 unidades para restabelecer a proteção das famílias.
A reconstrução pesada de Rio Bonito do Iguaçu iniciou na quinta-feira (20) com a chegada das primeiras estruturas das 320 casas pré-fabricadas que serão erguidas pela Cohapar.
Simultaneamente, começou a distribuição do Cartão Reconstrução, benefício que disponibiliza até R$ 50 mil para que as famílias comprem materiais e contratem mão de obra.
LEIA TAMBÉM
Com os estoques de alimentos e kits de higiene estabilizados, com mais de 248 toneladas de donativos recebidos, a campanha de ajuda humanitária foca agora exclusivamente em materiais de construção.
O que doar:
Entrega: Diretamente no centro de recebimento montado no município.
Quem não puder enviar materiais pode contribuir financeiramente. Os recursos são auditados e têm prestação de contas pública.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS