Tragédia no Paraná

Ratinho Junior decreta calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu

Após tornado que destruiu 90% da cidade, Ratinho Junior decreta calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.

rio-bonito-do-iguacu-calamidade-publica
Foto: reprodução / redes sociais

O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou cerca de 90% das residências e prédios da cidade.

Estado de calamidade pública é decretado em Rio Bonito do Iguaçu

O governador está na cidade acompanhando as ações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de equipes estaduais que realizam o levantamento dos danos e prestam assistência à população.

O tornado provocou seis mortes, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, e deixou centenas de pessoas desabrigadas.

LEIA TAMBÉM

Rio Bonito do Iguaçu em calamidade pública após tornado

De acordo com Ratinho Junior, as equipes começaram a atuar desde os primeiros relatos de destruição, mobilizando profissionais do interior e da capital.

“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.

Com 90% da cidade afetada, o decreto de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu foi necessário para agilizar o atendimento à população, liberar recursos emergenciais e permitir a reconstrução das moradias.

A Cohapar já estuda estratégias habitacionais para ajudar as famílias atingidas.

LEIA TAMBÉM

Mobilização e ajuda humanitária em Rio Bonito do Iguaçu

Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer serviços essenciais e amparar os desabrigados.

O governo estadual enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de diversas regiões do Paraná.

O Fundo Estadual de Calamidade Pública, administrado pela Defesa Civil, será usado para financiar ações emergenciais, como reconstrução de infraestrutura, abrigo temporário e aquisição de materiais humanitários.