Ajuda para Rio Bonito do Iguaçu
Governo do Paraná envia insumos hospitalares para Rio Bonito do Iguaçu
TORNADO NO PARANÁ!
A nova medida autoriza o repasse direto de recursos às famílias que tiveram as casas destruídas.
O governador Ratinho Júnior sancionou a lei que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais rápido às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na última sexta-feira (7).
A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.
A nova medida autoriza o repasse direto de recursos às famílias que tiveram as casas destruídas, o que antes só podia ser feito por meio dos municípios. Em Rio Bonito do Iguaçu, cada família poderá receber até R$ 50 mil. O investimento inicial previsto é de R$ 50 milhões, com critérios definidos por decreto.
“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.
LEIA TAMBÉM
O governo do Paraná iniciou o planejamento para reconstruir casas, escolas e a sede da Apae em Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do CREA-PR estão avaliando os danos e as condições estruturais das construções.
A Cohapar também está elaborando um programa para erguer novas moradias na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida. Mais de 30 máquinas e equipes estaduais e municipais atuam desde sábado (8) na limpeza e remoção de entulhos.
A Assembleia Legislativa homologou o decreto de calamidade pública após o tornado em Rio Bonito do Iguaçu, o que deve acelerar a reconstrução e garantir apoio imediato às famílias atingidas.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.