Segurança
Rua de Curitiba terá nova faixa exclusiva para transporte coletivo
A Superintendência de Trânsito (Setran) começa a implantar na Rua Marechal Deodoro, entre a Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes, no Centro de Curitiba, uma faixa de trânsito exclusiva para o transporte coletivo. Os trabalhos de sinalização começam na quarta-feira (26) e devem ser concluídos até sexta-feira (28).
Além de demarcar a faixa exclusiva, a sinalização informará o novo limite de velocidade para a via, que passa de 60 km/h para 50 km/h.
A estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que a extensão de 1,5 quilômetro da nova faixa exclusiva – entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes – gere cinco minutos de redução no tempo de viagem. Cerca de 12 mil passageiros usam as linhas da região.
Por ali passam seis linhas de ônibus urbanas (Rua XV/Barigui, Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã, Sagrado Coração e Detran/Vicente Machado) e quatro metropolitanas (Guaratuba/Guadalupe, Pinhais/Guadalupe, Piraquara/Santos Andrade e Piraquara).
A faixa exclusiva da Marechal Deodoro ficará ao lado direito da via. Servidores da Administração Regional da Matriz estão informando moradores e comerciantes da região sobre a mudança.
Período de adaptação
Aos demais condutores, o período de adaptação será de uma semana após a conclusão da sinalização na via, com orientação de agentes de trânsito programada para o período de 31 de maio a 4 de junho.
Depois do dia 4 de junho, caso seja flagrado circulando na faixa exclusiva para o transporte coletivo, o motorista pode ser autuado por um agente de trânsito ou guarda municipal. A infração de trânsito é de natureza gravíssima.
Além de multa no valor de R$ 293,47, a infração acarreta sete pontos na carteira de habilitação, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.
Informações da Prefeitura de Curitiba