Segurança

Saíra-Militar é eleita Ave Símbolo de Morretes

saira-militar-e1630517813824
Saíra-militar fotografada em Morretes

Em julho, Morretes, no Paraná, lançou uma campanha para escolher a Ave Símbolo do município. Durante os 45 dias de votação online, a população e os turistas puderam conhecer melhor as cinco espécies selecionadas para a disputa: Saíra-militar, Tucano-de-bico-preto, Pica-pau-de-cabeça-amarela, Surucuá-grande-de-barriga-amarela e Bonito-lindo.

E a vencedora, com 41% dos votos, foi a Saíra-militar. A seleção das espécies participantes foi feita pelos ornitólogos Raphael Sobania e Fernando Costa Straube e pelo guia de observação de aves Luciano Amaral Breves. 

O turismo é, atualmente, o maior setor gerador de emprego e renda no município. A Mata Atlântica abriga espécies únicas da fauna e da flora, algumas inclusive só encontradas nesse bioma. A campanha foi realizada para valorizar esse tesouro natural, estimular ainda mais o turismo de natureza e engajar a comunidade na conservação.

A imagem da Saíra-militar será agregada aos símbolos oficiais do município. Mais do que criar uma identidade, isso conecta a população com o meio ambiente, por meio de um exemplo, nativo, conhecido e reconhecível. Vários países têm a ave símbolo oficializada. 

O próximo passo é encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal e oficializar a escolha popular.

“Além de valorizar nosso bioma, esta iniciativa posiciona Morretes como um município que reconhece a importância da conservação do meio ambiente e incentiva o turismo de natureza através da observação de aves (birdwatching), uma atividade essencial para aproximar e sensibilizar as pessoas de questões relacionadas à proteção da natureza, afirma o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior.

A campanha teve uma ampla cobertura da mídia que divulgou as espécies locais, abrindo muitas portas para o turismo de observação de aves, atividade de baixíssimo impacto ambiental e alto retorno financeiro, com movimentação de hotéis, pousadas, restaurantes, guias e agências de turismo.

Confira o resultado:

Gráfico da votação