Homicídio
Homem morre após ser alvejado por diversos disparos no Paraná
Corrupção
A medida foi tomada após a PF cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
O atual secretário municipal de Saúde de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi exonerado após determinação da prefeitura do município nesta terça-feira (17).
A medida foi tomada após a Polícia Federal (PF) cumprir três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à gestão de contratos públicos de saúde.
De acordo com as investigações, o secretário municipal de Saúde de Piraquara recebeu pagamentos indevidos de empresas controladas pelo diretor do INCS, empresa responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piraquara.
LEIA TAMBÉM
“Esses pagamentos foram destinados ao escritório de advocacia do Secretário, sem justificativa de serviços prestados, como forma de garantir a renovação do contrato da organização com o município”, diz a PF.
Segundo a PF, durante a operação, o Secretário de Saúde foi afastado do cargo e valores em contas bancárias e bens foram sequestrados.
“Os mandados buscaram recolher eletrônicos e documentos para comprovar os desvios e a ocultação de patrimônio, além de mapear as relações entre o Secretário de Saúde, o INCS e outras empresas ou pessoas físicas ligadas ao esquema”, afirmou a PF.
Caso as acusações sejam confirmadas, os envolvidos poderão ser processados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Procurada pelo portal Massa.com.br, a Prefeitura de Piraquara afirmou em nota que está à disposição para colaborar com as autoridades nas investigações do caso. Veja na íntegra:
“A Prefeitura de Piraquara informa que tomou ciência da Operação Simetria por meio da imprensa e, de forma imediata, determinou a exoneração do Secretário Municipal de Saúde, a fim de possibilitar a apuração dos fatos. A administração municipal esclarece que rescindiu, há seis meses, o contrato com a organização social mencionada na operação, em razão de pendências relacionadas a débitos trabalhistas. Reafirma, ainda, seu compromisso e total disposição para colaborar com as autoridades competentes nas investigações em curso.”
CONTEÚDOS RELACIONADOS