URGENTE
Tornado no Paraná destrói cidades, deixa 5 mortos e mais de 400 feridos
Tragédia no Paraná
Tornado em Rio Bonito do Iguaçu destruiu 80% da cidade, deixou mortos e mais de 400 feridos. Ventos podem ter superado os 200 km/h.
Um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, causou grande destruição e deixou quatro mortos e mais de 430 feridos na última sexta-feira (7), segundo a Defesa Civil. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os estragos causados pelo tornado.
O fenômeno, acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos que podem ter ultrapassado 200 km/h, destruiu cerca de 80% do município, que tem aproximadamente 14 mil habitantes.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o tamanho do estrago causado pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Veja:
Equipes de resgate relataram um verdadeiro “cenário de guerra”, com casas destelhadas, imóveis danificados e postes derrubados por toda a cidade. A Defesa Civil montou um hospital de campanha para atender os feridos, e as buscas por possíveis vítimas sob escombros continuam.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Simepar, o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi formado dentro de uma supercélula, fenômeno meteorológico que favorece a ocorrência de tempestades severas.
A classificação preliminar é F2 na Escala Fujita, o que indica ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
O governador Ratinho Junior afirmou que a Defesa Civil e as forças de segurança do Estado permanecem mobilizadas nas cidades atingidas pelas tempestades. Segundo o governo, o Estado enviou bombeiros, ambulâncias e aeronaves para apoiar o resgate e salvamento das vítimas.
“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Seguimos em atenção permanente”, declarou o governador em nota oficial.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava também registraram estragos causados pelos ventos fortes.
De acordo com o Simepar, outras localidades do Estado enfrentaram rajadas de vento acima de 70 km/h e chuvas intensas, com acumulados superiores a 40 milímetros.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
"cenário de guerra"
luto
Fenômeno climático
grave